Era novembro de 1977, quando George Lucas debutou seu primeiro filme. Originalmente nomeado de Star Wars, o episódio IV marcou o início de uma era e ficou marcado na história. George Lucas e Star Wars eram moda no final dos anos 1970 e início dos anos 1980. Contudo, outro diretor também estava na boca do povo – Steven Spielberg. Os dois diretores são muito amigos e chegaram a trabalhar juntos em Indiana Jones, mas não é essa a ligação do ‘Ligando Coisas‘ de hoje. Hoje (17) vamos mostrar como Star Wars e ET se relacionam.
Ligação entre ET e Star Wars
Como dito anteriormente, ambos são amigos e eles se homenagearam de alguma forma em seus filmes. ET saiu, originalmente, em 1982 e aí surge a primeira “ligação” entre as duas obras. Como homenagem a Lucas, Spielberg colocou o ET vindo de um lugar muito distante. Além disso, ele possui poderes que tem similaridade com a ‘Força’ de Star Wars. Há uma cena em que é possível vermos ele usando esses poderes. Outro ponto que corrobora com o argumento, é a ligação psíquica da personagem principal com ET, comum entre os Jedi.
Contudo, a cena que mais chama atenção é quando eles estão comemorando o Halloween e o alien acha que o garotinho, fantasiado de Yoda, é um alienígena e fala sobre ir para casa. Entretanto, no filme do Spielberg, Star Wars ainda é só um filme. Por que será que o alien iria confudir a criança com o Yoda verdadeiro? Se é que confundiu!
ET é um Jedi? A raça dele agora é canônica em Star Wars
Vale-se atentar que ainda não era canônico que a raça do ET fazia parte do universo de SW, pois Ameaça Fantasma (Ou Episódio I) só foi lançado 17 anos depois do longa do Spielberg. Entretanto, houve rumores do diretor dirigir o ‘O Retorno de Jedi’ (1983), mas não passaram de boatos e isso é assunto para outra hora.
O fato é, que em Ameaça Fantasma podemos ver três seres da raça do alienígena mais famoso do Steven. George Lucas homenageou o amigo, colocando eles numa cena rápida na reunião do Senado. Não é confirmado de fato que ET é um Jedi (como muitos afirmam), até porque em seu filme ele era botânico e SW é um filme no “universo” dele. Entretanto, a homenagem canonizou a raça no universo Star Wars e colocou parte deles como figura importante, visto que eles participam das reuniões do Senado.
Os filmes têm universos compartilhados?
Outro ponto é que não dá pra afimar que os “universos” são os mesmos ou interligados pois Star Wars se passa “há muito tempo atrás em uma galáxia muito, muito distante” e ET se passa no “nosso universo regular”. Visto que SW, como dito anteriormente, é um filme no longa do Spielberg. Entretanto, esse mesmo ponto consegue dialogar com quem tem a opinião de que os universos são compartilhados.
Por ser muito distante, uma viagem intergaláctica poderia durar tempo suficiente para eles chegarem na Terra somente em 1982. Outro ponto é que eles vieram fugidos do Império e estavam procurando um novo lar. Contudo, isso implicaria que George Lucas sabia do que aconteceu e que misteriosamente recebeu essas informações para a criação da Space Ópera. A série Ashoka “corrobora” com esse ponto, bem entre aspas, pois nela vimos a criação de uma nave capaz de viajar para outra galáxia.
Se ET é um Jedi, ou os universos estão interligados ou não é um assunto que somente George e Steven podem responder de fato, Entretanto, as homenagens feitas pelos amigos interligam esses dois grandes sucessos da cultura pop mundial. Esse foi mais um ‘Ligando Coisas’, Cambio Desligo.
Nenhuma matéria relacionada.