Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Karol Wojtyła e a torcida do Fluminense

Karol – vulgo Papa João Paulo II – e a relação com o Fluminense

Compartilhar

Em 16 de outubro de 1920, nascia Karol Józef Wojtyła. Talvez por nome você não o conheça, mas conhece sua “segunda persona”. Esse é o nome de batismo do Papa João Paulo II, que se tornou Papa em 1978.

Antes de adentrar no catolicismo, Karol se mudou para Kraków aos 18 anos de idade para cursar línguas em uma universidade local. Se tornando “um só” com a cidade, ele resistiu aos ataques alemães na Segunda Guerra Mundial. Contudo, outra paixão, além do sarcedócio, era o futebol.

Chegando a jogar como goleiro na infância, o pontífice era torcedor declarado do Cracóvia e não escondia suas paixões nem quando se tornou o Papa João Paulo II. Portanto, o ‘Ligando Coisas’ de hoje o conectará ao futebol brasileiro.

Karol Wojtyła e o Fluminense

Era 1980 Karol fez sua primeira viagem oficial ao Brasil. Nessa época, o João Paulo II já era bastante cultuado e aclamado pelo povo, por causa de seus fortes apelos e pregações de paz ao redor do mundo. Ele era bem quisto em quase todo o planeta Terra, ganhando um apelo de “popstar”. Nessa vista ao Brasil, ele ganhou uma camisa do Flamengo, entregue por um garoto de 10 anos de idade. Outro acontecimento foi a música que Péricles de Barros compôs. Então, naquele momento, João Paulo II recebeu a música ‘A Benção João de Deus’.

Fluminense é campeão com a música de amuleto

Karol, pode até não ter descoberto essa ligação, nunca saberemos. Contudo, a torcida do Fluminense adotou a música para si. No mesmo ano (1980), a torcida entoou a música nas arquibancadas do Maracanã pela primeira vez. Precisando empatar a partida contra o Vasco, na decisão do primeiro turno do Campeonato Carioca, a torcida começou a cantar ‘A Benção João de Deus’, como quem pedisse uma ajuda divina. Talvez ajuda tenha vindo, pois o Fluminense empatou a partida e levou a decisão para os pênaltis.

Anos foram se passando e o canto segue ecoando nas arquibancadas. No dia 2 abril de 2005, Karol Wojtyła faleceu – em decorrência de complicações de saúde por conta do Parkinson. Um dia depois, houve um Fla-Flu com diversas homenagens ao pontíficie. O Fluminense venceu o Flamengo por 4 a 1 e ao final da partida, como homenagem, os tricolores entoaram mais uma vez a música. Entretanto, sempre que o time precisa de algum resultado eles seguem cantando a marcante música, como ocorreu na Recopa Sul-americana 2024. Na ocasião, o Flu precisava de virar o jogo e o tempo estava acabando. Se a música deu resultado, ou não, nunca saberemos, mas o Tricolor das Laranjeiras virou o jogo e se sagrou campeão.

Curiosidade Papal Bônus

Outro pontíficie que é conhecido, por suas paixões futebolísticas, é o Papa Francisco. Ele é o primeiro Papa nascido no hemisfério Sul e o segundo não europeu. Ele é argentino e torcedor declarado do San Lorenzo. Sua entronização ocorreu em março de 2013 e ele se mantém no cargo papal até hoje.

Ele nunca escondeu suas paixões por esportes num geral, sendo bem quisto pela maioria dos esportistas. Diversos times de futebol já mandaram camisas, e realizaram visitas, para o Papa Francisco – incluindo o seu clube de coração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga a Black nas redes sociais: ⁠ https://beacons.ai/blackentbr

Ou pelos links: Instagram, Tiktok, Twitter, YouTube, Spotify e no Threads.

MrPedrok

MrPedrok

Professor de Taekwondo, colunista e amante dos games. Esportes e eSports são a minha paixão mas não só.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *