Pokémon é uma das maiores franquias do mundo, sendo considerada top 1 atualmente. Entretanto é difícil dimensionar com exatidão, pois se trata de uma franquia com várias mídias. Surgindo nos jogos de Game Boy, a franquia hoje conta com mangás, jogos principais, spin offs, brinquedos, animes e jogo de cartas (TCG). Entretanto, hoje vamos falar somente dos animes, ou melhor das primeiras temporadas do anime.
O primeiro anime de Pokémon surgiu em 1997 (Japão), mas nesse período acabava uma das novelas mais icônicas dos anos 1990 – O Rei do Gado. A novela foi/é um dos grandes sucessos de Benedito Ruy Barbosa e trazia Antônio Fagundes como protagonista. O plot é quase um ‘Romeu e Julieta’, envolvendo famílias de origens italianas que se enriqueceram com criação de gados e plantações de café.
O Rei do Gado vive sendo reprisada pela Rede Globo no seu quadro ‘Vale a Pena Ver de Novo’, um bloco que retransmite novelas de sucesso do canal – com edições especiais ou retransmissões na íntegra. Contudo, foi somente depois dessas reprises que a população se atentou ao tema do ‘Ligando Coisas’ de hoje.
Ligação entre Pokémon e Rei do Gado
A trilha sonora de o ‘Rei do Gado’ foi composta pela Orquestra da Terra e somente anos mais tarde que se atentaram que a voz de quem canta o tema é muito similar a quem canta/produz diversas aberturas de anime. A voz é similar porque se trata da mesma pessoa – Nil Bernardes.
Pokémon chegou ao Brasil em 1999 e era bastante comum as aberturas dos animes ganharem uma versão em PT-BR. Seja uma adaptação direta das músicas japonesas, no caso de Dragon Ball. Ou como aconteceu com os Pocket Monsters, receber uma adaptação da abertura oriunda dos EUA.
Nil já trabalhava com aberturas de animes, mas Pokémon talvez seja seu trabalho mais longevo. Contudo, ele não canta a abertura ‘Temos que Pegar’. A primeira abertura, e uma das mais icônicas, de Pokémon é cantada por Janaína Bianchi (diferenciando da versão dos EUA, pois quem canta a original é uma voz masculina- Jason Paige), mas ele produziu e dirigiu o tema. Da primeira geração, ele canta o pokérap original. Contudo, Nil Bernardes dá voz a várias aberturas do anime, a partir do segundo tema.
Entretanto, não foi só em Pokémon que ele deu “as caras”, ou melhor, “as vozes”. Grande parte dos animes dublados em São Paulo (anos 1990 até quase 2010) possuem aberturas e temas cantadas por Nil Bernardes – como é o caso de Beyblade e YuGiOh GX.
Bonus Track – Ligando Pkm e MJ
Pokémon possui uma ligação bônus com outro cantor. Trata-se dele mesmo, o Rei do Pop Michael Jackson. Ou melhor, Jason Paige é o elo entre MJ e Pocket Monster. Jason já foi backing vocal de MJ em um show e canta a parte “rapeada” da música ‘Black Or White’.
Esse foi mais um ‘Ligando Coisas’, Gotta Catch n All.
Nenhuma matéria relacionada.