2026 começou e você ainda não sabe oque ler!? Segue a lista e conheça ou então relembre as obras que você deixou pra depois e começar o ano bem e com boas leituras!
Ceifadores – Neal Shusterman
A trilogia Ceifadores trás temas bastante populares em obras já passadas de uma forma diferente e trazendo uma nova narrativa para os protagonistas Citra e Rowan. Se aprofundando bastante em aspectos políticos, inteligência artificial e religião. Atualmente a obra contém três livros da trama principal, um livro de contos e futuramente, ainda em 2026, mais um livro será lançado, um prequel onde será contada a origem dos ceifadores e da inteligência artificial.
A humanidade venceu todas as barreiras: fome, doenças, guerras, miséria… Até mesmo a morte. Agora os ceifadores são os únicos que podem pôr fim a uma vida, impedindo que o crescimento populacional vá além do limite e a Terra deixe de comportar a população por toda a eternidade.
Neuromancer – William Gibson
Não só a obra de William Gibson, mas todo seu universo foram um dos principais fatores da popularização do termo cyberpunk como conhecemos hoje e muitas obras ainda bebem de sua fonte, não apenas literatura, mas toda a cultura geek e nerd bebe ao menos um pouco do conteúdo escrito por William em 1984.
Neuromancer conta a história de Case, um hacker amargurado que perdeu a capacidade de acessar a Matrix (ciberespaço) após ser traído, sendo forçado a se prostituir em Tóquio; ele é recrutado por uma figura misteriosa para uma missão impossível, com a promessa de cura, unindo-se à samurai de rua Molly Millions para enfrentar uma poderosa IA e corporações em um mundo distópico que borra as fronteiras entre o real e o virtual, definindo o gênero cyberpunk.

As Cavernas de Marte – Isaac Asimov
A importância do escritor e bioquímico Isaac Asimov é incontestável, não atoa, fica entre os três grandes mestres da ficção científica, dividindo o pódio com Robert A. Heinlein (Tropas Estelares) e Arthur C. Clarke (Encontro com Rama).
O Sistema Solar há muito havia sido colonizado por uma Terra sofrendo de uma reserva cada vez menor de alimentos e uma população crescendo aos milhões. As colônias eram seu próprio sangue. Sem seu fluxo diário de produtos, a Terra sofreria fome maciça e o caos, em semanas. Súbita e inesperadamente, relatos de envenenamento fatal por alimentos, localizáveis nos produtos de Marte.
As águas-vivas não sabem de si – Aline Valek
Aline Valek, escritora e ilustradora e uma das grandes apostas da editora brasileira Rocco é um dos principais destaques da literatura brasileira.
A três mil metros de profundidade, o oceano é um mundo sem luz, cheio das mais curiosas formas de vida e em sua maior parte inexplorado para quem vive na superfície. É nesse ambiente que mergulha Corina, flutuando no escuro como um astronauta no espaço, do jeito que gosta: cercada de água. Mas também é perseguida pela sensação de que não deveria estar ali.
Leia Também:
- Essa minissérie de ficção científica alienígena tem um dos finais mais perturbadores de todos
- A Grande Inundação | Filme Sul-Coreano de ficção científica e desastre ganha teaser
- 5 Séries da Apple TV+ baseadas em livros de ficção cientifica
- Intergalactic: o jogo mais ousado da Naughty Dog que promete redefinir a ficção científica nos games