A cultura gótica é uma subcultura contemporânea que explora temas sombrios, melancólicos e até mesmo místicos, tal cultura tem bastante base na música (gothic rock), moda com tecidos em preto, veludo e rendas, e em principalmente na leitura, a qual daremos foco nesta matéria e arte, tendo influência principalmente pela arquitetura medieval.
A literatura gótica ou então terror gótico, inicia-se ainda no século XVIII, na Inglaterra, com a obra O Castelo de Otranto (1764), de Horace Walpole. Costuma a tomar destaque, como algumas características deste tipo de cenários medievais com castelos, igrejas, cemitérios, florestas e ruínas, os personagens melodramáticos como donzelas e cavaleiros, os temas e símbolos recorrentes como segredos do passado, manuscritos, profecias e maldições.
Outros tropos comuns da literatura gótica envolvem destacar nos romances o uso da psicologia do terror (o medo, loucura e deformação do corpo), do imaginário sobrenatural (fantasmas, demônios, espectros, etc…)
Sabendo do básico sobre essa cultura, se você já pensou em se aprofundar nesta subcultura por meio da literatura, siga a leitura para a lista de recomendação de 5 livros para conhecer e se apaixonar por este gênero literário.
- Frankenstein ou o Prometeu moderno. – Mary Shelley
Sem dúvida alguma uma das obras mais conhecidas dentre leitores que mesmo sem o foco na cultura já sabem um pouco. A obra original, escrita por Mary Shelley e tendo a primeira edição publicada em 1 de janeiro de 1818, narra a história por dois pontos de vista, o do criador da besta, Victor Frankenstein e sua criatura, o monstro. Atualmente, a obra já conta com inúmeras adaptações para o cinema, jogos e quadrinhos, o mais recente sendo a adaptação feita por Guillermo del Toro, em 2025.
- O retrato de Dorian Gray – Oscar Wilde
Oscar Wilde de maneira sarcástica e simultaneamente filosófica denuncia a moralidade da sociedade com um tom sombrio ao descrever a relação de Dorian e seu próprio retrato. No livro a arte se entrelaça com a paixão, o cinismo e até mesmo, o crime. Se buscar comprar a obra é possível encontrar duas versões, a original, sem censura e a versão revisada, ficando ao critério do leitor a escolha da obra a qual lerá.

- Drácula – Bram Stoker
É difícil não conhecer este nome ou nunca ter visto falar dele. Drácula foi imortalizado pelo tempo e veio a se tornar o vampiro mais conhecido no cinema, literatura e até mesmo jogos, com suas referências em inúmeras obras, como Castlevania. Narrado de forma epistolar (por meio de cartas), no romance acompanhamos os acontecimentos sombrios que ocorrem durante a mudança do conde Drácula de sua moradia na Transilvânia até sua nova estadia, na Inglaterra.
- Noite na Taverna – Álvares de Azevedo
A antologia escrita por Álvares sob o pseudônimo Job Stern foi uma das primeiras obras góticas brasileiras que veio a se tornar um dos marcos do ultrarromantismo. Certa noite, um grupo de jovens se reúne em uma taverna. Durante a conversa, enquanto se embriagam de vinho, decidem revelar um aos outros experiências marcantes e inusitadas que viveram no passado, cujas consequências ainda lhes perseguem.
- A volta do Parafuso – Henry James
Um desconcertante romance de horror. Ele conta a história de uma mulher contratada para cuidar de duas crianças fofas e ingênuas, Flora e Miles. No entanto, ela começa aos poucos a perceber fenômenos estranhos na casa onde eles estão e sente que há fantasmas ali e que cada dia que se passa eles se aproximam ainda mais.