Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
a fúria da deusa tríplice

A Fúria da Deusa Tríplice | O novo livro de Percy Jackson

A Fúria a Deusa Tríplice, novo livro da saga Percy Jackson e os Olimpianos, chegou às prateleiras. A seguir você encontra um review sem spoilers do mais novo membro da saga do Acampamento Meio-Sangue.

O Enredo

O livro começa algumas semanas depois de onde paramos com O Cálice dos Deuses, com Percy precisando de mais duas cartas de recomendação dos deuses se quiser entrar para a universidade em Nova Roma.

Dessa vez, quem apresenta uma nova missão ao semideus é a Deusa Hécate (“Portadora da Tocha, Caminhante das Estrelas, Andarilha da Noite, Perturbadora dos Mortos, filha de Perses e Astéria, a Deusa Tríplice”). A missão parece bem simples: tomar conta dos seus bichinhos de estimação enquanto ela está fora da cidade. O que poderia dar errado? Se você conhece Percy Jackson, sabe que muita coisa!

A Fúria da Deusa Tríplice – Impressões

deusa tríplice

Assim como no livro anterior, Rick Riordan se esquiva de usar uma descrição das características físicas do trio principal. Provavelmente essa decisão é em decorrência dele ter descaracterizado completamente todos os personagens com seus equivalentes na série do Disney+. Isso é bastante frustrante, visto que durante anos os atributos físicos de Percy, Annabeth e até do Grover eram citados constantemente nas páginas dos livros.

Outra coisa bem incômoda é o fato dele tratar o leitor como alguém que acabou de chegar ao universo do Acampamento Meio-Sangue. Não é preciso dizer logo na primeira página que o Percy é dislexico com TDAH, nem repetir isso poucas páginas depois, o leitor sabe.

Em alguns momentos, ficou parecendo que ele estava escrevendo o início para quem chegou ali depois da série, não para quem acompanha os livros há anos. Porém, ao mesmo tempo, ele também não parece estar 100% preocupado com os novos fãs, já que ele cita várias questões pertinentes dos outros livros, sem aprofundar muito. O equilíbrio poderia ter sido melhor desenvolvido.

O trio, durante boa parte do livro, são os personagens clássicos que os fãs da saga acompanham (e amam) há anos. Porém, em alguns momentos, eles agem de forma um tanto quanto fora do esperado para eles. Existe todo um debate sobre “se você não escreveu o personagem, você não sabe o que é uma ação fora do padrão dele, só o autor pode dizer isso”, que deve ser respeitada. Porém, não pode ser levada tão a sério.

Quando alguém lê um livro e acompanha aqueles personagens por mais de uma década, é normal que a pessoa passe a conhecer as atitudes e motivações deles. Muitas vezes o autor acaba não fazendo um deep dive tão intenso em sua própria história quanto os fãs, então é possível sim que eles acabem se esquecendo de detalhes importantes.

A Missão

Igualmente ao livro anterior, a missão não é tão grandiosa assim. Não é todo dia que um semideus precisa salvar o mundo, não é mesmo? Percy, na luta por sua carta de recomendação para Nova Roma, está tomando conta dos bichinhos de estimação de Hécate. Os pets são uma cadela infernal chamada Hécuba e um tourão (definitivamente não é um furão, ou uma doninha, ou um arganaz e muito menos um gambá) que se chama Gale. Quem leu Os Arquivos do Semideu’ ou Os Diários do Semideus, verá semelhança com o ritmo das histórias. Todas são bem menos intensas, mas com sua leve dose de aventura e perigo.

Como o assunto é Percy Jackson, um simples emprego de babá de pet acaba se tornando um problemão. O que será que uma deusa faria com dois semideuses e um sátiro que perderam seus bichinhos? Deuses são misericordiosos, ela nem deve querer matar os três, não é mesmo? Não? É, talvez seja melhor achar essas fujonas antes que Hécate volte de viagem.

Considerações Finais

A Fúria da Deusa Tríplice é um livro bem amarradinho, sem muitos exageros e cenas grandiosas. Em suas pouco mais de 300 páginas, é possível ver o trio sendo aqueles por quem os fãs se apaixonaram em O Ladrão de Raios. Eles amadureceram um pouco pelos anos e batalhas que se passaram, mas ainda são os mesmos.

Em relação ao trabalho anterior, A Fúria da Deusa Tríplice perde um pouco o espírito que estava presente em O Cálice dos Deuses, mas continua sendo bem divertido. Alerta aos shippers, muitas interações Percabeth para acalentar seus corações. Aos nostálgicos, alguns cameos de personagens dos livros anteriores. Aos fãs de Percy Jackson? Até o próximo livro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga a Black nas redes sociais: https://beacons.ai/blackcompanybr