Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Dalton Trevisan

Dalton Trevisan, o Vampiro de Curitiba, falece aos 99 anos

Dalton Trevisan, escritor paranaense falece aos 99 anos nesta segunda-feira (9). Trevisan era um dos maiores contistas brasileiros, conhecido como “O Vampiro de Curitiba”, apelido que surgiu a partir de um dos personagens da obra de mesmo nome, publicada em 1965, e também por conta de seu perfil reservado, averso a fotos e entrevistas.

Dalton Trevisan, o Vampiro de Curitiba, falece aos 99 anos

Nascido em Curitiba, Trevisan se formou em Direito e atuou como advogado antes de se tornar escritor. Entre 1946 e 1948, participou do grupo de artistas que editava a revista literária Joaquim. Foi na publicação que ele lançou seus dois primeiros livros (Sonata ao Luar, de 1945; e Sete Anos de Pastor, de 1948). Posteriormente, ambos foram renegados pelo autor.

A coletânea de contos Novelas Nada Exemplares é considerada a sua obra de estreia. Com o trabalho, conquistou o primeiro Prêmio Jabuti da carreira. Ele ganharia a láurea mais três vezes: em 1965 (Cemitério de Elefantes), 1995 (Ah, É?) e 2011 (Desgracida).

Dalton Trevisan, o Vampiro de Curitiba, falece aos 99 anos

Trevisan ainda seria agraciado com outras importantes honrarias com concedida a autores de língua portuguesa: os prêmios Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, e Biblioteca Nacional. Recebeu ainda o Camões, pelo conjunto da obra, em 2012.

Ao longo da trajetória artística ele escreveu cerca de 50 livros de contos, novelas e romances, nos quais retratou as ruas, bairros e personagens de sua cidade natal.

Entre seus livros mais famosos, além de O Vampiro de Curitiba, estão A Polaquinha e Cemitério de Elefantes.

Acesse Black Company para outra notícias sobre livros, cinema, games e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga a Black nas redes sociais: https://beacons.ai/blackcompanybr