Jujutsu Kaisen é um dos mangás mais reconhecidos atualmente no mundo ganhando adaptação em anime e no Brasil a obra foi finalizada em formato de mangá pela Editora Panini em setembro. Com o filme em exibição de Jujutsu Kaisen: Execução nos cinemas, a Editora Panini em seu selo Panini Books acabou de trazer a novel intitulada Jujutsu Kaisen – A Passagem Do Verão E O Retorno Do Outono (Jujutsu Kaisen: Summer of Ashes, Autumn of Dust, nome original) com cinco histórias curtinhas dos personagens já conhecidos em uma visão digamos mais relaxada e humana.

Uma espécie de slice of life dos personagens
O livro é dividido em partes bem interessantes: a primeira história talvez seja a mais divertida e leve e mostra Itadori e Fushiguro num dia de folga e diversão (pelo menos para Itadori) acabam vendo o Gojou e o seguem durante um bom tempo. Essa história é bastante divertida com alguns diálogos bem simples entre Itadori e Fushiguro, alguns lugares inusitados e situações embaraçosas acontecem o que deixa o clima bem leve e é bom ver o lado mais adolescente deles e como aos poucos parecem estar mais próximos.
O segundo capítulo é intitulado Boneco Ressuscitado e mostra uma missão de Nanami acompanhado contra a sua vontade de Gojou, na qual os dois tem o objetivo de encontrar um homem que se diz feiticeiro e que estaria vendendo bonecos com almas para pessoas que digamos, não aceitaram o fim daquele ente querido. Esse capítulo talvez seja o mais tocante juntamente com o terceiro pois é aqueles que mexem com o emocional do leitor e até dos feiticeiros jujútsu.
A terceira história se chama Alegoria no Escuro e tem foco em um dos personagens mais odiados da franquia toda: Mahito. Aqui o leitor é apresentado a um Mahito no seu dia a dia, como um leitor nato, que simplesmente estava a procura de um lugar para descansar quando conheceu um senhor debilitado em um túnel. Aqui, ele aprende um pouco mais sobre os humanos, sobre o que podem ter de bom, e o lado mais violento que alguns têm por natureza.
Já o quarto é com foco no Ijichi-san, o supervisor assistente da escola (aquele que fica perto do Gojou) e mostra quando ele recebeu a missão de esconder o Itadori por alguns dias em seu apartamento, mas ao mesmo tempo continuava cuidando da parte burocrática da escola, mostrando ser um homem bem útil apesar de não ter poderes em si.
Já no último capítulo temos Itadori – que ainda não pode ser visto de dia pois para todos na escola ele estava morto – fazendo alguns rolês aleatórios a noite e em um deles encontra um garotinho que jura não poder voltar para casa por conta de uma Maldição que ronda a entrada da casa.
Neste capítulo o foco é no Itadori, seu grande coração, os dilemas que ele começa a enfrentar estando na escola e talvez, seja o capítulo com os diálogos mais sinceros e até reflexivos do livro todo.
Sobre a edição brasileira
Sinopse: Depois do incidente na Escola Satozakura, Itadori se encontrou com um garoto que estava passando dificuldades com uma maldição, e, por mais que seja derrotada, ela sempre retorna para atacar o garoto. Itatori se lembra do arrependimento que sentiu quando não conseguiu salvar Junpei, e, com um questionamento de Gojou, chega a uma conclusão… Este livro é um compilado de cinco histórias curtas!
A edição brasileira dessa novel escrita por Ballad Kitaguni chega a um preço de capa de R$ 54,90 contando com 128 páginas em papel pólen bold trazendo como brindes um marca-páginas, um adesivo para caderno de leituras, edição com orelha e um poster dupla face logo no início do livro – que não é destacável, infelizmente.
É um livro, então não esperem muitas imagens – as poucas que tem são limitadas a uma no final de cada capítulo ilustrando um pouco o que o leitor acabara de ler.
Essa novel é uma excelente oportunidade para quem busca conhecer um pouco mais dos personagens, é uma light novel agradável justamente por mostrar a essência de um cotidiano. Não há muita ação propriamente dita (se você espera lutas, vai se decepcionar bastante), mas quem lê até o final acaba ganhando um olhar mais profundo sobre as emoções, sentimentos, entende um pouco mais da rotina e personalidades dos personagens.