Apenas uma rede varejista (e sem vendas internacionais) foi suficiente para Taylor Swift ter o livro mais vendido da semana passada e o maior lançamento editorial de 2024. A estimativa é que 814 mil cópias do livro sobre a “The Eras Tour” tenham sido vendidas em apenas uma semana. A única outra obra de não-ficção que alcançou estes números foi o livro de Barack Obama. E ela fez isso vendendo apenas na Target.
O lançamento é incomum de outras maneiras. Em vez de trabalhar com uma grande editora, Swift auto publicou o livro pela Taylor Swift Publications. O livro de capa dura de 256 páginas inclui mais de 500 fotos e reflexões de Swift e custa US$ 39,99.
Alguns fãs de Swift que correram para comprar o livro disseram nas redes sociais que ficaram decepcionados e criticaram o projeto como apressado. Os leitores apontaram erros gramaticais e de ortografia, imagens borradas e páginas de fotos mal feitas, e alguns reclamaram que desejavam que o livro tivesse sido mais bem editado. Uma fã que havia feito fila na Target às 5 da manhã para comprar o livro disse em um vídeo no TikTok que ficou impressionada – pelo número de erros gramaticais. Ela observou que alguns fãs decepcionados estão chamando de “The Errors Tour Book”.
Amanhã, dia 07 de dezembro, é a data programada para a liberação de informações sobre compras nas lojas internacionais. Através de seu site (https://www.taylorswift.com/), o fã será redirecionado para a página responsável pela venda do livro em seu país. Ainda não temos o preço definido, mas é bem provável que passe dos R$ 400,00.
Além do livro, Swift já organizou lançamentos exclusivos e não tradicionais antes. Para seu filme da turnê “Eras”, lançado em 2023, ela contornou os estúdios de Hollywood e trabalhou diretamente com os cinemas AMC Theatres e Cinemark Theatres. “Taylor Swift: The Eras Tour” arrecadou mais de US$ 200 milhões nas bilheterias e é o filme de concerto de maior bilheteria da história.