Assim são as palavras que permeiam o livro Caminho dos Reis, fantasia épica do renomado autor norte americano Brandon Sanderson. Houve época em que a obra não era disponível em Português e, além disso, não era vendida no Brasil nem em inglês. Por muito tempo isso foi uma grande barreira de entrada para leitores brasileiros, mas agora isso mudou. Caminho dos Reis, da série Os Relatos da Guerra das Tempestades, foi traduzido e publicado no Brasil pela editora Trama. Os outros livros da série também estão sendo publicados, assim como outros livros do autor, como o mais famoso Mistborn: O Império Final.
Sobre o Mundo e Fandom
A verdade é que, se você gosta de fantasia épica, não poderíamos recomendar esse livro o suficiente. Não existe hora melhor para adentrar essa grande jornada. Caminho dos Reis se passa no incrivelmente construído mundo de Roshar, um planeta um pouco menor que a Terra com um continente central também chamado de Roshar, que ocupa por volta de metade do planeta. Do outro lado desse mundo formam-se tempestades enormes, verdadeiros tornados colossais, que varrem o planeta periodicamente de leste para oeste, moldando as terras, a flora e a fauna de uma maneira ímpar e muito bem explorada.
Entrelaçados com as criaturas terrenas de Roshar estão os spren, seres que lembram fadas ou espíritos brincalhões, tomando as mais diversas formas sobrenaturais. Mas seriam espíritos do que? De tudo em Roshar. Existem spren do fogo, da dor, da melancolia, da raiva, do vento, do crescimento, entre outros. Cabe a você explorar esse maravilhoso mundo e descobrir o quase infinito número de sprens! Ah, e pequeno detalhe, o fandom dessa série de livros é, pela própria natureza da obra, um dos mais inclusivos e “good vibes” da fantasia moderna. Se você entende de inglês veja por você mesmo e, sob o risco de receber spoilers, acesse um site feito por fãs que mostra um mapa extremamente detalhado e interativo de Roshar: https://roshar.17thshard.com/#/en-US.
Sobre a Historia
O livro segue três personagens principais, Dalinar Kholin, um grande lorde feudal e lendário general; Shalan Davar, uma adolescente curiosa e inteligente, mas com um passado macabro; e Kaladin, um ex soldado que foi condenado à escravidão por crimes misteriosos, sendo esse o personagem que seguimos na maior parte do livro. Os três estão envolvidos em um grande conflito, tanto religioso e moral quanto bélico. As tramas interpessoais conseguem ser, ao mesmo tempo, grandiosas e íntimas, variando entre a complexa politicagem dos reis e generais e guerras grandiosas, a batalhas interiores do coração humano contra ele mesmo.
Em volta disso temos a incrível construção de mundo de Brandon Sanderson, talvez a melhor já colocada em palavras na fantasia moderna. Roshar é único. Sua identidade vaza das páginas com a força das grandes tempestades, mas ainda deixa espaço para os pequenos detalhes interpessoais. A vida das pessoas que compõem as sociedades de Roshar é tão bem explorada quanto a grande escala das tramas entre países e raças diferentes.
No âmago dessa história está a guerra. A guerra do homem contra ele mesmo; a guerra entre nações e ideologias; a guerra entre o oprimido e o opressor. A guerra interna do espirito e mente, e a guerra externa entre guerreiros e generais. Tudo isso com um dos mundos mais bem elaborados de toda fantasia moderna: Roshar.
Nenhuma matéria relacionada.