Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Três dias de Felicidade usa da melancolia para ser uma ode à vida

Três Dias de Felicidade usa da melancolia para ser uma ode à vida

Em Três Dias de Felicidade o leitor é apresentado a uma loja que lhe oferece três escolhas: vender sua saúde, seu tempo ou sua expectativa de vida, ou seja, vendendo sua saúde você troca dinheiro para manter uma saúde debilitada, não altera a data de sua morte, mas vai te limitar de certa forma; vendendo seu tempo você continua envelhecendo normal, mas vira um funcionário dessa loja como um “observador” e assim não adianta em nada na data de sua morte; e por último, vendendo a expectativa de vida a pessoa vende seu restante de vida, recebe um valor e morrerá bem antes do previsto.
Há 10 anos o protagonista Kusunoki se via como um prodígio assim como sua grande amiga Himeno, mas hoje sendo um universitário vindo do interior, morando sozinho, sem namorada, sem um emprego decente ele já não enxerga grandes expectativas de vida. Sem nem ter mais livros ou seus CDs favoritos para vender ele é seduzido pela ideia de vender sua expectativa de vida e assim o faz, ficando com apenas mais 3 meses de vida e vendendo seus 30 anos restantes por meros 300.000 ienes (algo como R$ 10.0000,00 na cotação atual).
Como o garoto tem menos de um ano pela frente, ele passa a ser acompanhado de Miyagi, a garota que o atendeu na loja e agora Kusunoki coloca em mente que vai consertar as coisas do passado em busca de quem sabe ter um final de vida digno.

Valorizando a vida página após página

A partir daqui vemos na perspectiva do protagonista o quanto ele desperdiçou de sua vida de forma gradual, por exemplo, quando ele parou de fazer seu hobby de desenhar porque não via mais sentido naquilo, ou como ele sempre viveu recluso a ponto de as pessoas irem lhe esquecendo a ponto de ter só ter lembranças e esperanças de rever Himeno. Aqui, percebemos que Himeno era uma espécie de rival nerd do garoto na escola, mas ao mesmo tempo a única pessoa que parecia lhe entender, seu primeiro amor e talvez o único, mas há mais de 3 anos eles não trocavam palavras.
Ao mesmo tempo que Kusunoki tenta concluir as suas metas na última lista de desejos ele começa a criar uma amizade com Miyagi que no começo era distante, fria pois “apenas estava fazendo seu trabalho”, mas aos poucos percebemos o quanto ela é calma, lúcida, um bom ouvido e aquela palavra amiga que faltava na vida do garoto.
Três Dias de Felicidade é sensível em quase 100% de sua leitura já que o leitor visualiza desde a leitura de sinopse sobre como seria final, mas até chegar lá é o que vai diferenciar a história de outras por aí. Há pontos que o autor apresenta gatilhos bem pesados como depressão, importunação sexual, suicídio, mas que no fundo o que ele quer dizer é sobre a valorização da vida e até uma crítica de como enxergamos nosso valor até no sentido literal da coisa mesmo. É uma grande metáfora entre o quanto podemos ser valiosos entregando para a sociedade nossos sonhos, esperanças e o quanto podemos ser uteis as pessoas ao nosso redor mesmo que não percebamos.
No fim, está é uma leitura que vai levar o leitor a muitas reflexões, talvez (muitas) lágrimas com um sorriso no canto do rosto no final pois o autor mistura melancolia, esperança, dor, sofrimento em uma obra que entrega fantasia, slice of life, filosofia e até romance para mostrar que amanhã pode ser nosso último dia na Terra e que devemos sempre deixar uma semente diário nos lembrando de que a vida deve ser realmente vivida na forma mais intensa possível.

Três Dias de Felicidade é uma obra de Sugaru Miaki e no Brasil contando com 256 páginas e publicada pela Editora JBC tanto na versão física quanto em e-book; para quem gostar da leitura e quiser reviver a obra, a história deu origem ao mangá I Sold My Life For Ten Thousand Yen Per Year com artes de Shouichi Taguchi que é uma obra completa em 3 volumes e também publicada por aqui pela Editora JBC.

Para manter-se sempre informado sobre mundo da literatura, mangás, histórias em quadrinhos e para conteúdos diários sobre a cultura Geek não deixe de acessar o nosso portal.

Apoie o nosso Projeto através da chave pix: contato@theblackcompany.com.br
ou com QR Code abaixo:
upload de bloco de imagem

Siga a Black nas redes sociais: https://beacons.ai/blackcompanybr

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *