O TikTok promoveu um concurso literário intitulado Livros do Futuro, com o intuito de promover os autores independentes da literatura brasileira dentro do nicho do booktoker. Nesta primeira edição, os participantes concorriam a uma seleção de uma banca de jurados, votação popular e avaliação final de um júri especializado.

Os vencedores desta 1ª edição foram Daniella Vinci, Elisa Barbosa e Giulia Cavalcanti, autoras integrantes da comunidade BookTok Brasil. Os livros contemplados pelo concurso são dos gêneros fantasia, romance e suspense. As ganhadoras receberão o prêmio em dinheiro no valor de 10 mil reais referente ao adiantamento dos royalties da publicação. A promessa é que estas obras sejam lançadas em grandes editoras parceiras do concurso: Editora Record, Globo Livros e HarperCollins Brasil. Além disso, as vencedoras contarão com investimentos para divulgação das suas obras.
“Esses livros são a materialização da nossa comunidade para fora da tela do aplicativo, abrindo portas reais para uma nova geração de escritores brasileiros. Estamos muito felizes por publicar essas autoras pela primeira vez nas maiores editoras do país, com obras que já nascem com fãs do BookTok”, comentou Daniel Dränger, líder de marketing do TikTok no Brasil sobre o projeto Livros do Futuro, de acordo com o PublishNews.
O projeto Livros do Futuro recebeu mais de 2,5 mil inscrições, com participação de milhares de usuários no decorrer das etapas. A fase de votação do público evidenciou o papel do TikTok como promovedor da comunidade literária. Já a banca de jurados da última parte do concurso foi formada por escritores veteranos, influencers literários da rede social e representantes das editoras parceiras.

Na categoria suspense, a vencedora foi a experiente escritora Giulia Cavalcanti e sua obra “Espectros de um crime”, que será editada pela HarperCollins Brasil. A autora comentou “Entrei no concurso esperando, no máximo, ganhar alguma visibilidade para o meu livro e, quem sabe, abrir portas no mercado editorial. Vencer foi muito além do que eu ousava imaginar. Mal consigo colocar em palavras a importância dessa vitória. Cresci sonhando em ver meus livros nas livrarias e agora isso está prestes a se tornar realidade. O TikTok e a comunidade BookTok têm uma força única para impulsionar novos autores, e o Livros do Futuro levou isso ainda mais longe. Estou ansiosa para conhecer os demais ganhadores e torço para que o concurso siga revelando novas vozes e histórias nacionais”.
A outra ganhadora do Livros do Futuro é a caloura Daniella Vinci, que conquistou o prêmio na categoria romance com sua obra “Cinco, seis, sete, oito”, usufruindo da temática de dança, e será publicada pela Globo Livros. “Vencer o concurso ainda é surreal para mim, principalmente porque por muito tempo eu enxerguei a escrita como algo muito íntimo. Eu sou uma autora iniciante, e este é o meu primeiro livro. Tem sido incrível viver esse processo e descobrir até onde a minha voz pode chegar!”, disse ela.
A terceira premiada é a também iniciante Elisa Barbosa com sua obra “Victor Veracruz – Advogado de criaturas e seres mágicos”, vencedora da categoria fantasia a qual terá publicação na Editora Record. Ela afirmou que “Vencer o concurso literário do TikTok, em parceria com a Galera Record, significa muito para mim. Eu cresci rodeada de livros de fantasia, e escrever o meu próprio sempre foi um sonho. Estou muito animada com a oportunidade de finalmente poder compartilhar as aventuras do Victor Veracruz, advogado de criaturas e seres mágicos”.
Para mais notícias sobre livros, além de conteúdo sobre mangá, séries e filmes, e-sports, games, animação, músicas, HQs, tecnologia e muito mais, acesse o nosso portal!