Gannibal é o tipo de obra que, só por existir, já é perfeita para mim. Basicamente, o mangá de Masaaki Ninomiya aborda praticamente todos os assuntos que eu amo: psicopatas, suspense e canibais! A narrativa, mesmo sendo ficcional, é um deleite para os fãs de true crime, já que, ao adentrar o universo da Vila Kuge, você sente que aquela história poderia se passar no nosso mundo. A maneira como Ninomiya conta e desenha sua história é tão grandiosa que, por muitas vezes, ficção e realidade se misturam.
Muitas vezes me peguei pesquisando se, de fato, existem vilas de canibais no Japão. Para alguns, isso pode até parecer bobagem, mas mostra o grau de imersão que o autor consegue criar para aqueles que entram em seu pequeno mundo. A leitura flui de uma maneira única, pois os traços são tão singulares e belos que conversam perfeitamente com a parte escrita.
Estou acompanhando a narrativa à medida que a MPEG vai lançando novos volumes. Um ponto que preciso ressaltar é a beleza das duas edições já lançadas pela editora, que está publicando a obra bimestralmente. O miolo é feito em papel offset 90g, com capa e sobrecapa de alta qualidade. Além disso, a primeira edição ainda conta com alguns mimos!
A verdade é que, infelizmente, Gannibal entrou em um limbo extremamente doloroso: o pouco reconhecimento. Poucos conhecem a narrativa de Masaaki Ninomiya, e a série que poderia mudar esse cenário seguiu pelo mesmo caminho. Na época de seu lançamento, ela estava na Star+, mas houve pouquíssimo investimento em divulgação por parte do streaming.
A narrativa de Gannibal é uma prova de que os mangás merecem mais reconhecimento no meio literário. É uma obra que consegue construir personagens extremamente complexos e repletos de camadas, além de apresentar uma narrativa incrível que não se resume ao preto e branco. Todos os personagens presentes habitam no cinza; eles não são simplesmente heróis ou vilões, mas humanos, até mesmo os canibais!
Estação Sakuga é uma coluna semanal onde você encontrará análises, curiosidades, novidades e tudo mais que torna o mundo da animação e das histórias japonesas tão fascinante!