Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Hiro Kawahara, quadrinista brasileiro, vence o International Manga Award

Hiro Kawahara, quadrinista brasileiro, vence o International Manga Award

Hiro Kawahara, um dos maiores quadrinistas brasileiro, ganhou o prêmio de ouro do 18º International Manga Award. A obra que concorreu ao prêmio foi a HQ A Sereia da Floresta , lançada pela Editora JBC em 2023. O concurso é promovido pelo Ministério de Negócios Estrangeiros do Japão.

O quadrinho acabe de receber sua nova edição especial com o selo Start!, da JBC, com capa inédita e conteúdos extras, podendo ser encontrado em livrarias e comic shops de todo o Brasil. O autor Hiro Kawahara é conhecido por suas obras impactantes de fantasia. A Sereia da Floresta apresenta a história de uma seria que teve seu mundo destruído e fez um pacto com seres dimensionais para poder continuar viva. O romance dela com uma bruxa leva a uma sequência de acontecimentos que além de dramático, debate sobre amor, afeto e respeito as diferenças.

Hiro Kawahara, quadrinista brasileiro, vence o International Manga Award

Em sua 18ª edição, o concurso recebeu 716 inscrições de 95 países e selecionou 15 obras, sendo que uma recebeu o prêmio de ouro, três receberam de prata e onze de bronze. Na lista de premiados, o brasileiro Cassio Ribeiro também ganhou destaque com a HQ “Última Chamada para Deixar a Terra”, com o prêmio de bronze.

Essa á a primeira vez que uma obra brasileira recebe o prêmio máximo do concurso, o prêmio de ouro. Até então, o Brasil já tinha sido agraciado com o prêmio de prata com a obra Ye (Guilherme Petreca), e o prêmio de bronze com Romaria (Jun Sugiyama e Alexandre Carvalho), Amarelo Seletivo (Ricardo Tayra e Talessak), Reward (Okagawa Kenji), Fujie and Mikito (Yuri Andrey e Marcelo Costa), Ritos de Passagem (Lucas Marques), Pequena Loja de Horrores (Rafaella Ryon) e Holy Avenger (Érica Awano e Marcelo Cassaro).

O vencedor deste ano, Hiro Kawahara, participará da cerimônia oficial de entrega do certificado em Tóquio em março de 2025, incluindo ainda passeios pelo Japão, visitas a editoras de mangás e encontro com quadrinistas japoneses.

A Black Company em seu podcast Entre Balões e Quadros conversou com Hiro Kawahara sobre suas obras, principalmente sobre A Sereia da Floresta. Confira o episódio completo no Youtube:

Se Preferir também é possível ouvir o episódio pelo Spotify.

A Sereia da Floresta

Sinopse

Uma sereia faz um pacto para sobreviver em um outro mundo e em outro corpo. Ela ressurge em uma floresta europeia, durante a Idade Média, onde encontra uma médica e alquimista persa. Juntas, elas tentam se adaptar a essa nova realidade, ao mesmo tempo em que a Grande Peste e a Inquisição assolam o mundo ao redor delas.

Autoria

Hiro Kawahara quase foi biólogo, mas decidiu se tornar ilustrador, quadrinista e professor de desenho. Ele criou e ilustrou as lâminas de bandeja do McDonald’s por 27 anos. Em 2015 tornou-se autor de quadrinhos. Produziu “Maravilhoso” (2015), “Yowiya” (2016), “Parzifal” (2017, vencedor do Prêmio Cátedra Unesco de Literatura Juvenil), “Últimos Deuses” (2018, com roteiro de Eric Peleias), “Astolat” (2019, o prelúdio de “Parzifal”), e “Miwa” (2023).

Para ficar por dentro das notícias, indicações e críticas de mangás acesse o site da Black Company clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga a Black nas redes sociais: https://beacons.ai/blackcompanybr