Os mangás, assim como as HQs ocidentais e graphic novels, são uma grande porta de entrada para alfabetização e a criação do hábito de leitura. Contudo, alguns mangás possuem uma linguagem acessível e “amigável” ao leitor.
Por isso, vamos recomendar alguns títulos que merecem a sua atenção.
Fruits Basket
O mangá conta a história Tohru Honda. Ela fica órfã e passa morar com seu avô, mas eventos fazem ela se mudar da casa dele e ela passa a viver em uma barraca numa propriedade privada (sem ela saber). Yuki Sohma é um dos moradores da casa e colega de classe da Tohru.
Os Sohma esconde um segredo, alguns familiares do clã se transforma em algum animal do zodíaco chinês quando entra em contato com o sexo oposto. Com isso, eles aprendem a conviver com a Tohru e vivem essa luta de quebrar a maldição.
A obra é autoria de Natsuki Takaya e sua publicação original foi de 1998 até 2007.
Pokémon Adventures
Existem vários mangás de Pokémon, mas o mais famoso é o Adventures. A obra adapta os jogos de uma maneira mais brutal que o anime. Ou seja, prepare-se para ver Pokémon morrendo, pessoas sendo gravemente feridas e derivados. A imagem mais famosa sobre isso, é uma batalha Pokémon na qual uma Arbok é partida ao meio.
O mangá de Hidemori Kusaka ainda está andamento e acompanha os jogos.
Neon Genesis Evangelion
Neon Genesis Evangelion conta a história de Shinji, um adolescente que é recrutado pelo pai (ausente) para participar da organização NERV. O mangá propõe debater várias questões filosóficas, enquanto nos apresenta mechas super poderosos.
Enquanto no anime os eventos são mostrados de uma maneira mais linear, no mangá isso não acontece. Yoshiyuki Sadamoto é o autor da aclamada obra.
Cardcaptor Sakura
O mangá conta a história de Sakura Kinomoto e sua vida nada convencional. Ela mora com seu pai e seu irmão, pois sua mãe faleceu. Contudo, a obra ainda se propõe a debater temas como o amor LGBT, homens sendo ‘donos de casa’ e derivados.
Entretanto, apesar do seu lado slice of life, vemos também a luta da Sakura em conciliar a sua vida pessoal com o compromisso de ser uma protetora do mundo. Ela sai caçando as cartas clow (cartas essa que causa fenômenos paranormais que só alguns personagens são capazes de ver os causadores).
Quais mangás vocês sugerem? Deixe nos comentários!
Nenhuma matéria relacionada.
Uma resposta