Em Medalist conhecemos Inori, uma garotinha de 11 anos que sonha em ser reconhecida na patinação artística, mas vemos desde as primeiras páginas que o caminho a trilhar será difícil. Particularmente falando, este é um esporte que os pais “investem” em seus filhos a partir dos 5 anos de idade, ou seja, aos olhos de profissionais mais preconceituosos o sonho de uma criança com 11 anos já é impossível; outra coisa é que sua mãe parece não ter muita fé no talento da menina e a Inori somente treina por conta própria em um ringue por ajuda de uma outra pessoa. Pararelo a isso, conhecemos Tsukasa, um patinador que não alcançou seu auge, estava fora das competições há um bom tempo e tinha dúvidas sobre continuar seu sonho no esporte. Até que um dia Inori atravessa o caminho de Tsukasa e o rapaz enxerga na garota uma esperança para o esporte e decide se tornar o treinador dela.

Patine atrás dos seus sonhos!
Desde o começo percebemos o quanto a vida de Inori é sofrida e dessa maneira o autor consegue facilmente a empatia do leitor apresentando uma garotinha com sonhos igual qualquer outra, mas uma força de vontade fora do comum. Falando no autor e destacando sua arte, ele tenta aproximar do esporte até quem está vendo sobre patinação no gelo pela primeira vez na vida entregando artes bem precisas até com explicações básicas, regras de campeonatos como método de pontuação e outros instrumentos e acessórios da modalidade.
Mas o ponto chave de Medalist é apresentar uma história envolvendo esporte da maneira mais humana possível: uma protagonista que vem de baixo e precisa apresentar seu valor contrariando a tudo e todos – inclusive a desconfiança da família, adultos com seus dilemas reais como arrependimentos, pensamentos como “o que vou fazer da minha vida aqui pra frente?” e uma conexão de confiança mutua entre aluno e professor baseada mais na esperança do que em outros elementos, como se um completasse o outro e ao mesmo tempo desse aquele empurrão necessário para seguirem em frente.
Sobre a edição brasileira
Sinopse: O sonho da pequena Inori é se tornar um ícone da patinação artística, mas ao longo da sua trajetória ela vai descobrir que não vai ser nada fácil chegar ao estrelato. Quando ela encontra Tsukasa, sua vida ganha outro brilho. Juntos, treinador e aluna irão crescer juntos em meio a um mundo altamente competitivo que os faz se esforçar ao máximo para chegar ao topo. Conectados por um ideal que traz lágrimas aos olhos e um sorriso ao rosto de todos, o sonho de dois atletas é lindamente apresentado no rinque!
Medalist foi anunciado pela Editora JBC no Anime Friends 2025 e começou a ser comercializado na CCXP do mesmo ano e sobre a edição, além de trazer um marcador de páginas no primeiro volume presenteia o leitor com uma capa em efeito holográfico (apenas nessa primeira tiragem).