Em Pokémon X e Y acompanhamos Y, Trevor, Tierno e Shauna que são grandes amigos do X, 0 garoto prodígio e quem sabe futuro grande treinador pokémon que agora vive recluso desde que venceu seu último torneio. Até que em mais um dia quando seus amigos tentam motivá-lo a sair de casa, acontecem duas coisas bem estranhas: eles são atacados por uma tal de Equipe Flare que tenta levar a pulseira misteriosa do braço do X e a cidade que moravam na região de Kalos é devastada por um confronto entre os dois pokémons lendários Xerneas e Yveltal e no final todos ali acabam perdendo algo. Juntas, as cinco crianças agora partem em jornada para encontrar o pokémon furfrou da Shauna que fugiu na confusão e para finalmente conhecer o professor Sycamore que é o mentor de Trevor e que pode ajudar a solucionar o mistério de por qual motivo o X ser o alvo dessas pessoas que vestem vermelho.

Um mangá adaptado do anime e games
Nessa jornada, para os mais antigos claro que há alguns clichês como as crianças que são perseguidas por algum motivo desconhecido (quem não lembra da equipe rocket?!), as batalhas entre pokémons e algumas táticas de seus treinadores. Mas, por um outro lado, esse mangá introduz muitas coisas bem interessantes como um novo tipo de pokémon e a Mega evolução, ou seja, esse balanceamento entre o conhecido pelos mais velhos e as novidades é um ponto chave para prender a atenção do leitor do início ao fim.
Outro ponto interessante é que mesmo o foco sendo no X e na Y, os cinco personagens do quinteto são importantes e ao longo dos capítulos começamos a sentir empatia com cada e vamos percebendo que há uma evolução de cada um nessa jornada.
Talvez o personagem mais emblemático seja justamente o protagonista X que aparentemente desistiu de ser um treinador pokémon pois odiava a pressão que os adultos o impuseram e assim sua motivação foi diminuindo aos poucos. Se ele tem este lado melancólico, por outro ele ainda tem aquela gana de vencer, continua ajudando os amigos com análises e dicas e quando é solicitado o mesmo encara boas batalhas com seus pokémons, principalmente com seu Kangaskhan e o filhote.
Sobre a edição brasileira
Pokémon X e Y é publicado no Brasil pela editora Panini e o primeiro volume possui 304 páginas, capa cartonada, impresso em papel offwhite e vem com um marca páginas e adesivo como brindes.
A arte do mangá é simples, mas é bonita visto que o público alvo seria as crianças e adolescentes – a classificação etária é a partir de 12 anos. Esse arco X e Y tem previsão de ser completo em 7 volumes e além do volume 01, já está disponível o segundo volume sendo que o terceiro está em pré-venda com previsão de envio a partir de dezembro.