Sand Land é um mangá lançado em 2000 que conta a história de um demônios e humanos se juntando para solucionar o grande problema. Para além de Dragon Ball e Dr Slump, obras clássicas que consagraram Akira Toriyama, essa obra é bem mais curta que as demais, mas não deixa a desejar.
Akira mostra que não é só de Dragon Ball se vive o homem
Por mais que os fãs de Akira estivessem acostumados com grandes sagas, que perduraram anos, em Sand Land temos uma oneshot de 14 capítulos. Poucos capítulos foram o suficiente para se criar um universo denso e intrigante, mas com a vontade e sensção de “quero mais”.
O mangá não possui arcos introdutórios, como um shounen costuma ter. Entretanto, ao longo dos capítulos nos somos apresentados ao passado das personagens. Contudo, nada tão aprofundado quanto as obras anteriores. Mesmo assim, Sand Land não possui pontas soltas, mas ao mesmo tempo possui margem para mais.
Entretanto, a grande proposta de Akira Toriyama foi a de entreter o público (e a si mesmo) com pouco. Portanto, o mangá acaba na resolução dos problemas e fim. Entretanto, quase 24 anos depois, lançaram um anime sobre Sand Land e um jogo. Os primeiros momentos, de ambos, adapta o mangá, mas depois há uma sequência original (apresentando novas personagens).
Apesar de serem diabos e terem os nomes de demônios conhecidos pela humanidade, a obra traz um grande plot twist ao mostrar que são eles quem praticam o bem. Belzeebub é um demônio de 2500 anos. o que para um ser humano é muito, ele é “apenas” uma criança. Apesar disso, ele detém uma força descomunal (o que os ajuda na hora de salvar o dia)
Ficou curioso para ler ou saber mais sobre o universo de Sand Land e sobre o Akira Toriyama? O mangá está disponível na Panini (em formato de volume único). Ouça também o podcast Entre Balões e Quadros, um podcast especializado em mangás e quadrinhos (feitos por integrantes da Black Company) sobre a obra, na qual os participantes debatem o legado de Akira e a obra Sand Land.