Em Takemitsu Zamurai conhecemos Kanikichi, um garoto tímido que acaba fazendo amizade com Soichiro Seno, um samurai viajante que diferente dos outros de sua classe, anda armado apenas com uma espada de bambu, e que um dia ao se hospedar na pequena cidade onde Kanikichi mora decide fincar raízes ali e largar a vida de guerreiro.
Assim, primeiramente somos apresentados a um Seno mais calado que gosta de conhecer as pessoas, os costumes, que observa tudo e todos e que causa até estranheza para o pessoal da vila; mas também conhecemos um pouco do Seno em ação, e que aquele samurai aposentado ainda tem sede por sangue em suas veias.

Slice of life de um ronin
Takemitsu Zamurai vai dividir opiniões, principalmente para aqueles que esperavam mais ação visto que a sinopse nos diz que iremos ler sobre um ronin, ou seja, na mente esperam-se batalhas sangrentas, lutas memoráveis e por aí vai, mas a obra aqui pelo menos no primeiro volume está longe disso.
Seno é um ronin que abdicou de sua alma, da sua espada e hoje anda com uma espada de bambu, talvez procurando paz, um significado para sua vida, ou se curar de algo muito profundo ainda não revelado.
Assim, vemos surgir sua amizade com o garotinho Kanikichi, um rapaz que passa a segui-lo por curiosidade querendo saber mais sobre o samurai, mas na verdade acaba ensinando o ronin sobre a vida também.
O ponto alto do mangá para muitos é a estética visual nos traços de Taiyo Matsumoto que com seus traços mais minimalistas e com alguns personagens com proporções exageradas remete a leituras que se fossem publicadas a centenas de anos atrás ninguém duvidaria de tal afirmação.
Mas arte é um gosto individual e em uma atualidade onde para o público está acostumado a mais e mais detalhes em mangás como batalhas shonen e espera-se muitas lutas, o mangá pode não ser tão atrativo.
Takemitsu Zamurai tende a ser um mangá sobre ronin com elementos conhecidos (aquele clichê de guerreiro aposentado e cansado), mas que vai te trazer questões mais filosóficas que os demais e vai fazer-te questionar sobre alguns assuntos antes de virar a próxima página.
Sobre a edição brasileira
Sinopse: Soichiro é um ronin que leva uma vida humilde e pacífica em um bairro pobre da antiga cidade de Edo. No entanto, por mais que apenas queira viver em paz, o misterioso passado deste homem volta para assombrá-lo… e somente o garoto Kankichi consegue perceber o demônio que o “samurai da espada de bambu” esconde dentro de si.
Takemitsu Zamurai é uma obra completa em 8 volumes no Japão que foi publicada de 2006 a 2010 e por aqui a obra está sendo publicada pela primeira vez com a Editora JBC.
No primeiro volume, a edição vem com uma capa e sobrecapa belíssimas contando também com orelhas e um miolo em papel Pólen Bold 90g e apresentando uma transparência entre as páginas irrelevante.
A obra foi criada por Taiyo Matsumoto (autor de Os Gatos do Louvre e Ping Pong) e foi vencedora do Prêmio de Excelência na Divisão de Mangá no 11º Japan Media Arts Festival Awards em 2007, juntamente com o Grande Prêmio no 15º Prêmio Cultural Tezuka Osamu em 2011. O mangá também foi indicado na categoria de Melhor História em Quadrinhos no Festival Internacional de Quadrinhos de Angoulême de 2012.
Leia Também:
- Novo Samurai Warriors ganha prévia especial
- Demo gratuita de Pizza Slice já está disponível no Steam
- Criador do dr pimpolho chega ao Teatro UP Experience com apresentação única da peça ‘Meu Nome é Sandra’
- “A Última Entrevista de Marília Gabriela”, premiado espetáculo com Marília Gabriela e o filho Theodoro Cochrane chega a Curitiba em única apresentação