Uzumaki, uma das principais obras de um dos maiores artistas de terror dos mangás, Junji Ito. Com sua pequena extensão, de somente 19 capítulos, a obra apresenta uma história aterradora e bizarra com uma temática simples e banal: Espirais.
A história da mangá é divida em dois atos. O primeiro indo até o capítulo 11, no arco dos fetos das mães mosquistos e o segundo começando no capítulo 12 da tempestade e avançando até a conclusão. O ato inical é divido em vários arcos com histórias que parecem isoladas em um primeiro momento, mas possuem elementos que são comuns entre eles, criando referência a longo prazo. Já o segundo ato é uma história linear com os capítulos extremamente interdependetes.
As personagen de Uzumaki apresentam um grau interessante de complexidade. É de se estranhar em um primeiro momento a aceitação das personagens frentes as loucuras que estão acontecendo na cidade. Porém esta apatia programada é entendida a partir das significações que o autor apresenta, os moradores são atraídos pela cidade, eles estão em um transe, estão inseridos em uma espiral que não tem entrada nem saída. A situação é irremedíavel, há algo tão maior ocorrendo que a função dos cidadãos se resume a coadjuvantes dentro do surreal.
Um dos elementos mais impressionantes em sua obra é o trabalho de terror a partir de elementos básicos. O autor propõe um terror ao redor de um dos elementos mais comuns do universo: Espirais. Apesar da simplicidade das espirais, Junji Ito consegue trabalha-las com grande variedade pela presença exacebada delas em diversos elementos do universo. Isto gera uma gama de refrência gigantescas para o autor utilizar em sua obra como: alusão ao quadro de Van Gogh “A noite estrelada” que está presente na cidade de Kurôzu, a figura mitológica de Medusa e seus cabelos de serpentes pela personagem da Kirie e a lente de Fresnel presente no farol desativado da cidade.
Além das refrência, o autor também trabalha com as significações das espirais. A espiral é trabalhada com a ideia de Hipnose, através do encantamento dos moradores da cidade, também é posta como atração, seja atração física ou amorosa exposta em diferente capítulos. Há loucura, impossibilidade de fuga, já que a espiral não tem entrada nem saída. As diferentes signicações são trabalhadas pelo autor a fim de apresentar a espiral em todos os aspectos possíveis, uma proposta simples que se torna complexa pela genialidade de Junji Ito.
Uma característica do autor é seu estilo artístico. Junji Ito usa e abusa do contrateste entre peto e branco em Uzumaki. Sua habilidade com desenho é de alto nível, sendo facilmente percepítivel nas cenas macabras que ele produz. Como a maioria dos mangakás, ele produz sua obra em arte tradicional para depois ser digitalizada, este apego ao tradicional torna sua arte bastante viceral e contundente.
Não é de estranhar que a obra em determinado momento atinja um aspecto inexplicável e surreal. Junji Ito assumidamente se mostra fã de HP Lovecraft e seu terror cosmológico. As influências do autor de terror norte americano em Ito são claras, principalmente na conclusão de todo o enredo exposto.
Concluindo, um dos grandes clássicos de um dos maiores autores do terror japônes é incrível. Um grande mangá introdutório para quem deseja começar a consumir terror no universo dos mangás. O autor cria complexidade no comum de uma forma que ultrapassa as barreiras do aceitável, ele pisa constantemente no campo da loucura e leva o leitor junta a ele. Por fim, o leitor embarca na viajem e entende ao final que o absurdo e bizarrice fazem sentido. Pelo menos na cabeça de Junji Ito, faz.
Uzumaki é escrito e desenhado por Junji Ito, para comprar o mangá acesse o site da Devir. Para ficar por dentro de notícias do mundo dos jogos fique atento à BlackCompany em Games.
Uma resposta
Nunca mais vi espirais da mesma maneira depois desse manga