Os livros franceses da saga “Império das Formigas” serão adaptados para o formato de webtoon coreana. Os primeiros capítulos prometem chegar em novembro deste ano.

Uma parceria inédita entre a França e a Coreia do Sul estimula a abertura no mercado editorial para as novas tendências, enquanto o ocidente busca adaptar os livros em formatos cinematográficos, o oriente investe nos quadrinhos em webtoon. É o que diz o escritor Bernard Werber, criador do livro best-seller “Império das Formigas” (Empire of the Ants).
“Os webtoons são um meio importante para alcançar as gerações mais jovens por meio de smartphones. Estou muito feliz que “Empire of the Ants” possa encontrar novos leitores dessa forma” disse o escritor em uma coletiva de imprensa na capital Seul (Coreia do Sul), no último dia 03 de setembro.
Bernard Werber elogiou o formato de rolagem vertical característico das webtoon, em uma prévia dos dois primeiros capítulos. Descreveu que a sensação é de assistir um filme, de acordo com a Anime News Network.

Planeja-se que a versão em webtoon de “Império das Formigas” tenha cerca de 150 capítulos, publicados ao longo de quatro a cinco anos. A estreia será simultânea entre os dois países, França e Coreia, prevista para novembro de 2025. O desenhista da série será Yong-Hwe Kim, enquanto que a produção e a distribuição será sob a responsabilidade de Kenaz. O CEO da produtora, Woo-Jae Lee, ainda afirmou que estão em negociações com outras 100 plataformas de 30 países diferentes.
A Trilogia de Livros
“Império das Formigas” (em inglês “Empire of the Ants” e em francês “La Saga des Fourmis/La Trilogie des Fourmis”) é uma ficção científica publicada em 1991 na França, composta por três livros (em português “As Formigas”, “O Dia das Formigas” e “A Revolução das Formigas”). Com mais de dois milhões de cópias vendidas, foi traduzida para mais de 30 países, ganhou uma adaptação para jogo em 2001.
O enredo começa com duas histórias que se passam em paralelo: uma no mundo dos humanos (em Paris), a outra no mundo das formigas (numa colônia de Formica rufa num parque perto de Paris). A história se passa no início do século XXI (futuro próximo, em relação à época em que Werber escreveu o livro). O personagem humano recebe uma casa e uma mensagem provocativa como herança do seu tio recentemente falecido. Ele começa a investigar a vida e as atividades misteriosas do tio e decide descer ao porão da casa, mas não retorna. A sua família e outras pessoas seguem-no e desaparecem.
O personagem formiga é um macho cuja expedição de forrageamento é destruída num único ataque por uma força misteriosa que vem de cima. Ele suspeita que uma colónia de outra espécie de formigas o atacou com uma arma secreta e tenta encontrar-se com a rainha e reunir outras formigas para investigar o desastre. No entanto, atrai a atenção de um grupo secreto de formigas dentro da mesma colónia que parece querer esconder esta informação. À medida que a trama se desenrola, os humanos e as formigas encontram novos mistérios e participam de eventos desafiadores, incluindo uma guerra entre diferentes espécies de formigas.