Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fughetti Luz

Fughetti Luz é a estrela da Segunda Maluca com o Fughettaço

Fughetti Luz é um artista daqueles que transcendem gerações e brilham por décadas através de sua incrível capacidade de ter criado uma obra digna de reverência, de admirável potência. Hoje, o Projeto Segunda Maluca vai trazer ao palco um time de artistas consagrados para interpretar clássicos da carreira de Fughetti, uma baita homenagem para este artista que podemos chamar de pioneiro no rock gaúcho.

Foi nos anos 60 que Fughetti Luz começou no bairro IAPI de Porto Alegre a criar um som, um movimento, canções que inspiram até hoje novas gerações de rock que não se contentam em conhecer apenas o que a mídia oferece superficialmente. Fughetti é para aqueles que decidiram se aprofundar na música, que queriam saber mais da história, das origens, conhecer as glórias do passado, os brilhantes ícones que revolucionaram, criaram movimentos e são referências que até hoje ecoam devido a sua obra singular e representativa. Liverpool é considerada a primeira banda de rock de Porto Alegre, Fughetti era o vocalista. Apenas um CD gravado ‘Por Favor Sucesso’. Mas foi com seu segundo grupo, Bixo da Seda, que o cantor e os músicos da banda chamaram atenção do cenário nacional. A Bixo virou sensação no Brasil, quebrou a barreira regional tão difícil para os gaúchos que estão longe demais das capitais como disse inteligentemente Humberto Gessinger da banda Engenheiros do Hawaii

Mesmo distante, o Bixo da Seda foi adiante, tocou em festivais gigantes, gente grande notou a qualidade da banda que teve seus integrantes assediados por diversos grupos da época. E Fughetti? Bom ele era um frontman que assumia sua função com maestria, conduzia o público, dominava a canção e como um bom místico transformava o show numa sessão de magia. O estouro do Bixo foi tão grande que o grupo se separou, cada integrante buscou seu caminho, eram todos músicos de qualidade e tiveram facilidade de se inserir no cenário do centro do país, tocando com diversas estrelas e projetos de sucesso. Fughetti era um idealista e buscou incessantemente formar uma banda que tivesse uma mensagem além de um som dançante para embalar o povo na pista.

Após várias bandas, escrever livros, e ser um constante agitador, em 1998 Fughetti Luz lançou seu primeiro álbum solo junto com um livro e um songbook. Artigo raro de colecionador que contém a biografia do cantor além de sua visão sobre o surgimento da cena rock n roll de Porto Alegre. Do final dos 50 até os anos 90. É um célebre registro de um mito regional que criou hits que até hoje são hinos que o público gaúcho reconhece e canta junto do início ao fim. 

Fughetti

O histórico projeto Segunda Maluca reconhecido por valorizar a arte na sua forma mais pura, tratou com respeito a história do mito Fughetti e recrutou um time notório de artistas: no vocal, Chico Macalão, no baixo Zé Fernandes, nas guitarras, Renan Albuquerque e Gabriel Guedes e na bateria Matheus Martinez. O show contará também com participações especiais de King Jim, Bloco da Laje, Alice Kranen, Amanda Gabana, Murilo Moura, Vicente Guedes, Lucas Hanke e João Guedes. A discotecagem será de Cláudio Cunha, radialista e idealizador da Dinâmico FM, reconhecido comunicador gaúcho que fez história na extinta Rádio Ipanema FM. O show será no Teatro Túlio Piva, na Rua da República 575Cidade Baixa, com início marcado para as 19h30min. Uma noite para relembrar a memória do rock gaúcho tendo como referência aquele que até hoje ostenta o título de um dos criadores mais influentes do rock dos pampas. Nas palavras de Fughetti:

“Te habilita e vamo pra rua, desdobrar meu bom! Vê se te situa na situação, dançando esse rock, dançando esse som!” “Eu não quero saber, quero é participar, Não podemos deixar a peteca cair, Mas não vamos ficar de bobeira esperando a solução Não, não”.  “Desaba, dá uma porrada no mundo, Mostra o que há de profundo, Dentro de um homem comum” “Alça vôo solitário rocker, Leva tuas asas, Através dos tempos, Lucidez, Voa sobre os ombros do abismo, Traz a luz do Sol, Traz a luz do Sol, Pra esse lugar, Canta um rock novo, Faz essa cidade despertar”.

Confira todas as notícias Black&CO de música clicando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga a Black nas redes sociais: https://beacons.ai/blackcompanybr