Uma das drags mais famosas do mundo, Grag Queen se apresenta pela primeira vez em Porto Alegre com um show solo. A apresentação faz parte do Poa Queer Drops e ocorre no Opinião, no dia 28 de junho, Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. O evento é o primeiro festival de música e cultura LGBTQIA+ da capital gaúcha.
Em sua terceira edição, o Poa Queer Drops recebe Grag Queen, que venceu o reality show internacional Queen Of The Universe em 2022. A apresentadora de Drag Race Brasil, versão brasileira do aclamado reality estadunidense Drag Race, conta com mais de 50 mil ouvintes no Spotify. Os vídeos das suas músicas chegam a 17 milhões de visualizações no YouTube. Natural de Canela, no Rio Grande do Sul, Grag Queen é o nome artístico de Grégory Mohd.
Apesar de ser a sua estreia com um show solo, Grag Queen já esteve em Porto Alegre com WesDrag, sua dupla da época de Armário de Saia. Dona de hits como Party Everyday, Tapa, Que Passa, Milkshake e Bota Fé, Grag Queen é a terceira drag queen mais seguida no TikTok.
Acesse o site para a compra de ingressos aqui.
Poa Queer Drops
O Festival tem como objetivo “enaltecer e visibilizar a música e a arte feita por pessoas LGBTQIAPN+ em Porto Alegre”. A apresentação do evento nas redes afirma que a “arte” pode estar na música, na performance, na discotecagem e na comunicação. O Poa Queer Drops é um encontro de “pessoas da comunidade [LGBTQIA+] ou não, numa grande comunhão a favor da pluralidade e diversidade da música, da arte e das pessoas”, afirma a postagem que introduz o evento ao público.
A escolha da data
A data do evento, 28 de junho, não foi arbitrária. Neste mesmo dia é celebrado mundialmente o “Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+”. A data relembra a Revolta de Stonewall, um movimento que deu início à luta desta comunidade para garantir os seus direitos. Na época, final da década de 1960, as manifestações em Nova York duraram dias e fortaleceram uma onda mundial de luta contra o preconceito.
Hoje, mais de 60 anos depois da Revolta de Stonewall, a comunidade LGBTQIA+ segue buscando seus direitos e o Brasil tem grande participação nesse movimento. O país tem a maior Parada do Orgulho LGBT+ do mundo, que acontece em São Paulo. Em 2024 o evento reuniu mais de 3 milhões de pessoas e teve como tema: “Basta de negligência e retrocesso no Legislativo: vote consciente por direito da população LGBT”.
