Nasi, nome artístico de Marcos Valadão Ridolfi, vocalista e fundador da banda Ira!, criada no 1981 em São Paulo, está envolvido em uma polêmica que teve início no final do mês passado deste ano. O cantor, que é conhecido por ser um típico rockeiro com posicionamento abertamente crítico ao sistema não se omite quando o tema é política e sempre que tem oportunidade tece comentários diretos e objetivos sobre seu pensamento e ideologia. Esta postura que é marca registrada tanto do vocalista quanto da banda acabou desencadeando o início de uma polêmica que está se desenrolando nas últimas semanas.
Dia 29 de Março, em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte – MG, Nasi falou ao microfone a frase “Sem Anistia!” – em referência aos acusados pelos ataques de 8 de janeiro de 2023, em Brasília. Uma parte do público reagiu à fala de forma negativa e vaiou o artista, que então iniciou uma discussão com os presentes no show. A fala de cantor foi forte e enfática e causou histeria na plateia que em parte admirava e em parte se assustava com a ousadia do cantor que direcionou suas palavras especificamente para o público presente que se identificava como bolsonarista:
“Pra vocês que estão vaiando, eu vou falar uma coisa pra vocês: tem gente que acompanha o Ira!, mas nunca entendeu o Ira! Nunca entendeu o Ira! Tem gente que acompanha a gente e é reacionário, tem gente que acompanha o Ira! e é bolsonarista, isso não tem nada a ver, gente! Por favor, vão embora! Vão embora da nossa vida! Vão embora e não apareçam mais em shows, não comprem nossos discos, não apareçam mais. É um pedido que eu faço”.
A ‘Ira’ do cantor provocou também muitos aplausos do público presente, que parece ter gostado da ousadia e posicionamento aberto do artista. Nasi aproveitou a oportunidade para deixar sua opinião clara e elucidar com veemência sua visão sobre o atual momento político que o país enfrenta.
Abaixo veja o vídeo do momento gravado por um fã e divulgado pelo Portal Terra:
A atitude do cantor perante ao público revela como o país está realmente dividido nesta questão política polêmica e a banda Ira! já começou a sofrer consequências devido ao posicionamento aberto de seu vocalista. Até momento, a banda teve quatro shows cancelados desde o fatídico evento ocorrido em Contagem no dia 29 de Março. Uma nota assinada pela produtora 3LM Entretenimento comunicou que os shows programados para as cidades de Jaraguá do Sul, Blumenau, Caxias do Sul e Pelotas foram cancelados. As quatro cidades são pertencentes aos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e pelo que foi dito o cancelamento ocorreu devido a uma reação negativa do público que solicitou devolução dos ingressos e se mobilizou para evitar a apresentação da banda nas cidades. A assessoria do Ira! já se pronunciou afirmando que considerou sensata a decisão da produtora de cancelar os eventos e reconheceu que a fala de Nasi não foi boa:
“Foi uma decisão sensata [da produtora], que nós endossamos. A reação do Nasi foi uma reação a uma provocação… uma provocação em sete músicas. O Nasi não teve uma reação boa, já reconhecemos isso… não estamos felizes”, explicou a assessoria.

Confira todas as notícias Black&CO de música clicando aqui