Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CAIXA Cultural Curitiba recebe a primeira exposição póstuma de Nelson Leirner, um dos artistas mais inventivos do Brasil

Desde o dia 22 de março, a CAIXA Cultural Curitiba recebe a exposição “Nelson Leirner: Parque de Diversões”, uma celebração das obras de um dos artistas mais inventivos do Brasil em sua primeira mostra individual póstuma. 

Com um acervo com mais de 70 obras criadas nos seus últimos 20 anos de vida, a exposição inédita no Sul do Brasil compreende esculturas, pinturas, tapeçarias, colagens, fotografias e objetos que representam seu processo transgressor, tanto como artista, quanto professor, tendo sido responsável por uma geração de artistas. 

“Esta exposição de Nelson Leirner foca em trabalhos produzidos em suas duas últimas décadas de vida, porém contém também exemplares de séries e ações importantes, realizadas nos anos 1960 e 1970. A mostra dedica-se a reapresentar uma obra superlativa e seminal, predicados decorrentes de sua densidade crítica, se alimentando de aspectos da vida cotidiana, mas não só, discutindo também a figura do artista, a natureza da obra de arte e a sobredeterminação de ambos pela história”, comenta Agnaldo Farias, curador da exposição. 

Foto: Lucas de Mello Nogueira

Recorde de público

Em sua passagem por Recife, a exposição “Nelson Leirner: Parque de Diversões” reuniu mais de 80 mil visitas durante a temporada. Além do público geral, a mostra também contou com a visita de escolas e grupos educacionais, em que puderam aprender mais sobre um dos principais artistas da arte contemporânea brasileira. Depois de Recife, a mostra seguiu para São Paulo, onde foi realizada entre 23/11/2024 e 23/02/2025. Em Curitiba, o período expositivo é de 22 de março a 29 de junho. 

A exposição “Nelson Leirner: Parque de Diversões” é apresentada pela CAIXA Cultural, com patrocínio da CAIXA e Governo Federal Brasil – União e Reconstrução, com apoio da Silvia Cintra + Box04 e realização da Phi Projetos e Cinnamon. 

Instalação “Mirantes: Mirando Nelson Leirner”

Dentro da mostra, o público também poderá conferir a instalação “Mirantes: mirando Nelson Leirner”, de Stela Barbieri. A artista, que foi aluna de Leirner em cursos livres durante os anos 1980, foi convidada para apresentar sua obra artística, que convida o público ao exercício da atenção e da experiência, uma viagem enlevada por materiais e instrumentos que culminam na construção de lugares, mirantes que contemplam o mundo ao redor, a partir de perspectivas e ângulos que fogem do comum, dando margem à fertil substância das surpresas. Em sua instalação, Barbieri utiliza técnica mista, com desenhos em nanquim, tinta acrílica e o uso de carrinhos de ferro, platôs de madeira, estacas de madeira, tecidos e lãs.

“Honrando o interesse de Nelson Leirner pela aproximação da arte com o público, assim como seu esforço em incutir essa orientação em seus alunos, convidamos a artista Stela Barbieri, que foi aluna de Leirner nos anos 80. Ela, que quando menina gastava horas deitada no chão contemplando a lenta procissão das nuvens no céu, nos traz ‘Mirantes: Mirando Nelson Leirner’, uma obra voltada sobretudo, mas não exclusivamente, às crianças”, comenta o curador Agnaldo Farias

Foto: Lucas de Mello Nogueira

Palestras gratuitas

A artista Stela Barbieri apresenta sua Palestra-Oficina, no dia 16 de maio, às 15h. A artista compartilhará os processos de invenção da obra-oficina “Mirantes: mirando Nelson Leirner”, em suas diversas instâncias de realização, do encontro com um mirante natural e seus convites ao olhar às investigações em diferentes linguagens, como desenhos, maquetes e os estudos para a construção da obra e suas ativação. “Como os mirantes se transformam e se mesclam às paisagens e espacialidades existentes? Quais as diferentes relações e escalas do mirar no cotidiano? Que brechas abrimos para essas relações? Quais as diferentes qualidades dos mirantes conhecidos, desconhecidos e inventados?”, indaga Barbieri. Após a palestra, a artista realiza uma oficina de ativação da obra junto ao público. 

Já no dia 17 de maio, também às 15h, Stela promove uma visita guiada pela instalação, em que os participantes poderão entrar em contato não apenas com as possibilidades táteis, relações de movimentos e encontros com os materiais e materialidades da obra, assim como dialogar ao redor das perguntas que impulsionam a pesquisa e seus processos e invenção. 

CAIXA Cultural Curitiba fica localizada na R. Conselheiro Laurindo, 280, Centro. O horário de visitação da exposição é de terça-feira a sábado, das 10h às 20h, e domingos e feriados, das 10h às 19h. A entrada é gratuita. Mais informações pelo perfil oficial da exposição no  Instagram | @nelsonleirnerparquedediversoes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga a Black nas redes sociais: https://beacons.ai/blackcompanybr