Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Adele: música é removida por plágio de canção “Mulheres”

A cantora britânica Adele enfrenta uma decisão judicial no Brasil envolvendo sua música Million Years Ago. O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, por meio do juiz Victor Agustin Cunha, determinou a remoção da canção das plataformas digitais após a acusação de plágio do sambista Toninho Geraes. Ele alega que a melodia da música de Adele é quase idêntica à de Mulheres, sucesso interpretado por Martinho da Vila.

Com a decisão, os serviços de streaming removerão Million Years Ago, de Adele, assim que a ordem judicial for oficializada. Caso descumpra a determinação, a cantora pode pagar multa de R$ 50 mil. O caso enfatiza a importância dos direitos autorais no cenário internacional, especialmente para obras que refletem as culturas de origem de seus criadores. Veja o vídeo comparando as duas canções abaixo:

Entenda o Caso

O processo teve início em 2021, quando Toninho Geraes acusou Adele de usar indevidamente a melodia de sua composição original. O compositor pede uma indenização de R$ 1 milhão, incluindo o produtor Greg Kurstin e três gravadoras no caso. Além da compensação financeira, Geraes busca a transferência dos direitos autorais da música, com valores corrigidos por juros e atualização monetária.

“Começo a sentir o gosto de justiça. Porque fica parecendo que o nosso país, nossos músicos, nossas obras estão à mercê de qualquer um para chegar e fazer bagunça. A gente é um país sério. Então, a nossa Justiça é séria. Eu acredito que foi o primeiro passo foi a decisão agora da Justiça”, diz Toninho Geraes.

Em declarações públicas, Toninho Geraes afirmou que a ação judicial visa não apenas o reconhecimento de sua obra, mas também a valorização da música brasileira, especialmente o samba. O caso, por sua importância, se tornou um símbolo da luta dos artistas nacionais para proteger sua propriedade intelectual contra grandes nomes internacionais da música.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga a Black nas redes sociais: https://beacons.ai/blackcompanybr