Agatha Desde Sempre chegou ao fim no último dia 30 e sua criadora, Jac Schaeffer em entrevista à Variety conversou sobre diversos detalhes da trama, aparentando estar aliviada com a conclusão da produção.
Desde quando saiu até cerca de uma hora atrás, tenho me sentido bem abalada”, disse ela com uma risada. “Nós lançamos muito conteúdo — muitos momentos .”
Schaeffer não está exagerando. Os episódios, intitulados “Follow Me My Friend / To Glory at the End” e “Maiden Mother Crone”, estão lotados de reviravoltas e revelações surpreendentes que desviam a história de Agatha Harkness (Kathryn Hahn), Billy Maximoff (Joe Locke) e o grupo de mulheres que se aventuram com eles no Caminho das Bruxas. Por um lado, acontece que o Caminho das Bruxas nunca existiu de verdade — até que Billy, sem saber, o invocou. Por outro lado, A Balada do Caminho das Bruxas, a música que supostamente descreve as provações da estrada, foi uma criação do filho de Agatha, Nicholas “Nicky” Scratch (Abel Lysenko). Ela serviu como uma forma de passar o tempo enquanto caminhavam juntos por uma estrada rural na Nova Inglaterra dos anos 1750.
Destaques da entrevista
O profundo investimento de Schaeffer no cuidado e na arte desse tipo de narrativa é inconfundível. Assim como a satisfação que ela tem por finalmente poder falar sobre tudo isso sem se preocupar com spoilers. Em uma conversa abrangente com a Variety, Schaeffer compartilhou como ela e sua equipe de roteiristas primeiro criaram essas histórias, por que ela não tinha certeza se queria que a estrada seria fruto dos poderes de Billy, qual era a história de fundo para o relacionamento romântico de Agatha e Rio e por que nunca descobrimos quem foi o pai de Nicky.
Sobre a Rio, você conseguiu descobrir mais sobre a história de fundo do relacionamento dela com Agatha?
Nós conversamos muito sobre o encontro fofo delas. Nós tínhamos esses visuais realmente bonitos de Agatha matando pessoas e então vendo Rio através dos corpos, como aquela fala, “Elas se conheceram sobre cadáveres.” Quer dizer, eu vi isso na minha mente. Foi realmente lindo e também muito engraçado. E então a sala levou isso para uma direção que então elas viveram juntos em uma casa de campo, e nós conversamos longamente sobre isso, a ponto de, “Rio é o pai de Nicky?”. Nós seguimos esses caminhos, e eles foram muito gratificantes de explorar. Eu acho que há mais história lá, mas nós já estávamos mordendo tanto com a sequência de Nicky que era vital para esta história, que não parecia que poderíamos voltar todo o caminho de volta para Rio e Agatha antes de Nicky e então entrar em Nicky. Isso meio que ameaçou virar o barco, mas eu acho que todas essas discussões informaram o que você vê do relacionamento delas.
Então, quem é o pai do Nicky?
Essa é uma história para outro dia, mas, no fim das contas, para mim, é irrelevante nesta história.
Você sabe quem é?
A verdade é que mesmo se eu tivesse uma resposta, não a cubro nesta propriedade. Então é forragem para uma história para outro dia, sobre a qual talvez eu não tenha controle
Você tem Agatha dizendo “Eu te fiz do zero” para Nicky logo depois que ele nasceu, o que pode significar muitas coisas. De onde veio essa fala?
Eu inventei isso, e [minha co-roteirista] Laura Donney amou tanto a fala, ela disse, “Eu sinto que eu poderia ter escrito isso”, mas ela disse dessa maneira adorável de, “isso nasceu do nosso trabalho”. É minha fala favorita no show, porque eu amo a ambiguidade dela. Eu acolho as interpretações.
Para mim, acredito que é sobre a personagem Agatha fazendo algo. Seu conjunto de poderes é apenas sobre morte e destruição. Ela não pode fazer nada. Ela não tem magia do caos, como Billy e Wanda, e isso é algo que ela mesma fez. Não exigiu mentiras nem trapaças, e há algo para ela que é puro e belo sobre a criação.
Durante a entrevista, Jac foi questionada sobre Wanda Maximoff, a Feiticeira Escarlate aparecer em produções futuras. Evitando uma resposta precisa, ela ressaltou que o que pode dizer é que não sabe de nada. Jac ainda detalhou uma cena que acabou não entrando em WandaVision, envolvendo o Doutor Estranho.
Inicialmente, o Doutor Estranho iria aparecer no fim de WandaVision. Veríamos Wanda sentada na varanda daquela cabana, e ela está balançando pacificamente. E você sabe como Strange pode fazer aqueles círculos ao redor de alguém, e fazê-los ir para algum lugar? O círculo começa ao redor dela, como se ela fosse ser teletransportada para algum lugar, e ela para, então Strange tem que aparecer pessoalmente. Eu simplesmente amei tanto isso, que Wanda diria, “Não, eu não vou para onde você quer me teletransportar. Você vai ter que vir até a minha porta.”
A cena foi substituída pela Feiticeira Escarlate lendo o Darkhold em projeção astral e escutando seus filhos, Billy e Tommy.