A ideia da Apple seria usar o lançamento para concorrer com a Amazon Echo Show 10
A Apple fez uma demissão em massa após supostamente cancelar o projeto do seu carro elétrico. Agora, Mark Gurman, da Bloomberg, disse que a empresa irá aumentar seus esforços no setor de robótica. A ideia da empresa é desenvolver um novo aparelho para realização de tarefas domésticas.
Gurman afirma que não é novidade o investimento da Apple na área de robótica. Entretanto, desde o cancelamento do projeto do carro elétrico, a empresa vinha buscando um novo produto inovador. A esperança da empresa da empresa é que esse robô cause um grande impacto no mercado.
O analista afirma que o robô inteligente está sendo desenvolvido por Kevin Lynch, vice-presidente de tecnologia da Apple, em parceria com o Instituto de Tecnologia de Israel, o Technion.
Conhecido internamente pelo codinome J595, o robô deve ser lançado entre 2026 e 2027 como uma evolução do iPad com tela grande, câmeras para leitura do ambiente e identificação do usuário.
O que podemos esperar do robô da Apple?
O dispositivo também deve ter a capacidade de se mover para realizar tarefas e interagir com o usuário, como uma versão mais poderosa da Amazon Echo Show 10, que move a sua tela na direção do usuário ao detectar um comando e durante chamadas de vídeo.
Apesar de o preço não estar definido ainda, o robô deverá custar cerca de 1000 dólares. Porém os responsáveis pelo marketing, não estão muito otimistas se os clientes vão achar o preço por um produto desse gênero atrativo. Já que, mesmo os seus concorrentes na área, como o Amazon Echo Show 10 não tem conseguido emplacar uma quantidade significativa de vendas.
Entretanto, a Apple ainda tem muitos desafios a enfrentar até o lançamento do dispositivo, pois a inteligência artificial será amplamente integrada somente agora com o iOS 18. Ela deve ser essencial para que um robô inteligente possa se comunicar efetivamente com o usuário por meio de linguagem natural.
Atualmente, o projeto encontra-se numa fase preliminar e as equipes de engenharia e design da Apple estão ainda explorando mais alternativas.