Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Gato Jiji

Dia Mundial do Gato: relembre alguns dos felinos mais icônicos das animações e dos filmes

DATA REFORÇA CAMPANHA CONTRA MAUS-TRATOS AOS FELINOS. PARA CELEBRAR O DIA, CONFIRA UMA LISTA COMPLETA DOS BICHANOS MAIS FAMOSOS DAS TELONAS

No dia 17 de fevereiro, é comemorado o Dia Mundial do Gato. A celebração foi criada por uma ONG italiana nos anos 1990, cujo objetivo principal era promover uma campanha contra maus-tratos aos felinos. A data se espalhou e ficou famosa mundialmente, e além dela há outras que também homenageiam a espécie: 8 de agosto, conhecido como o Dia Internacional do Gato, e 27 de outubro, Dia Mundial da Conscientização pelo Gato Preto.

Assim como os cães, os gatos sempre tiveram um espaço de destaque no universo da Sétima Arte. Seja felinos feitos em animação ou interpretados por bichanos de verdade, há diversos personagens que roubam a cena e os corações de fãs e gateiros, interpretando pets de estimação, protagonistas e até vilões. 

Para entrar na homenagem, a Black decidiu reunir uma lista extensa e bem detalhada dos felinos mais icônicos da ficção, separados entre os reais e os feitos em animação. Confira fotos, as listas e alguns destaques sobre eles! 

Gatos mais icônicos das animações

  1. Flow (Flow)

Grande vencedora do Oscar de Melhor Animação em 2025, a animação letã Flow acompanha um gato preto solitário que precisa sobreviver a uma inundação que devastou seu habitat. Para isso, ele se alia a um grupo inesperado de animais: uma capivara, um labrador, um lêmure e uma ave, todos com personalidades diferentes, mas dispostos a se relacionarem em prol da própria sobrevivência. 

O longa é um prato cheio para fãs de gatos, animais e bons filmes. Isso porque, enquanto o espectador se encanta pelos traços e trejeitos dos personagens, muito fiéis aos animais de verdade, ele é convidado a refletir sobre o fluxo da vida, representado pela inundação e pelas relações entre as espécies.  

  1. Jiji (O Serviço de Entregas da Kiki)

Filme de 1989 do Studio Ghibli, O Serviço de Entregas da Kiki narra a história de Kiki, uma bruxinha de 13 anos que utiliza sua vassoura voadora para trabalhar em seu serviço de entregas, trabalho que estabelece para adquirir independência. Assim como toda bruxa, seu fiel escudeiro é um gatinho preto, neste caso chamado Jiji, que a acompanha e tem a incrível habilidade de se comunicar com ela.

Além de falante, Jiji é astuto, engraçado e muito expressivo, roubando a cena diversas vezes ao longo do filme e até mesmo possuindo uma subtrama romântica própria. 

  1. Tom (Tom & Jerry);
  2. Duquesa, Thomas O’Malley, Marie, Berlioz, Toulouse (Aristogatas);
  3. Oliver (Oliver e sua Turma);
  4. Simon's Cat (Simon's Cat);
  5. Garfield (Garfield);
  6. Frajola (Piu-Piu/Tweety);
  7. Bola de Neve (Simpsons);
  8. Sargento Tibbs (101 Dálmatas);
  9. Félix (O Gato Félix);
  10. Gato de Botas (Shrek);
  11. Gato de Cheshire (Alice No País das Maravilhas);
  12. Mingau (Turma da Mônica);
  13. Figaro (Pinóquio);
  14. Manda-Chuva (Manda-Chuva).

Gatos mais marcantes do cinema

  1. Snowbell (O Pequeno Stuart Little)

O Pequeno Stuart Little é um filme de 1999 que mescla técnicas de animação digital e live action para contar a história de Stuart, um ratinho antropomórfico adotado pela família Little em um orfanato. De início, Stuart é mal recebido por seu irmão, George, e pelo gato da família, Snowbell, que tem vergonha de tê-lo como dono e teme por sua reputação com os outros gatos.

Antagonista de Stuart, Snowbell é um gato persa cheio de personalidade: é medroso, engraçado, tímido e amigável, sendo reconhecido por vários outros felinos na região. Trata-se de um gato real, animado para que pudesse “falar” no filme. Ao final, a relação entre ele e Stuart é transformada, e ele passa a ser um grande aliado nos filmes seguintes. 

  1. Salem Saberhagen (Sabrina, Aprendiz de Feiticeira)

Sabrina, Aprendiz de Feiticeira é uma sitcom de 1996 baseada nos quadrinhos da Archie Comics, que tem como foco a vida e as aventuras de Sabrina Spellman, uma bruxa adolescente que descobre, em seu aniversário de 16 anos, ter poderes mágicos. Ela mora com Hilda e Zelda, suas tias de 500 anos, e Salem, seu gato falante.

Embora Salem já existisse como o animal de estimação de Sabrina nos quadrinhos, ele ganhou fama e conquistou o público com o sucesso da série. A partir disso, ele ganhou uma história própria: trata-se de um bruxo que foi amaldiçoado e condenado a viver na forma de um felino. 

Parte da fama de Salem vem da sua personalidade: além de ser dramático e sarcástico, ele não só fala, como tem ótimas frases de efeito e sacadas sobre a vida o tempo todo, aconselhando Sabrina a resolver seus problemas. Uma curiosidade é que, segundo a revista People, 13 gatos foram necessários para dar vida ao personagem, pois cada um se sentia mais confortável em alguma função: havia um gato para escalar coisas, outro para vestir roupas, etc.

  1. Louie Gordo (O Diário da Princesa);
  2. Sr. Bigglesworth (Austin Powers);
  3. Bob (Um Gato de Rua Chamado Bob);
  4. Bichento (Harry Potter);
  5. Church (Cemitério Maldito);
  6. Thackery Binx (Abracadabra);
  7. Spot (Jornada nas Estrelas);
  8. O gato branco de Ernst Stavro Blofeld (Moscou Contra 007);
  9. Cat (Bonequinha de Luxo);
  10. Jones (Alien, o Oitavo Passageiro);
  11. O gato cinza (O Poderoso Chefão);
  12. Ulysses (Inside Llewyn Davis: Balada de um Homem Comum);
  13. Sassy (A Incrível Jornada);
  14. Goose (Capitã Marvel).

Apoie o nosso Projeto através da chave pix: contato@theblackcompany.com.br
ou com QR Code abaixo:
upload de bloco de imagem

Siga a Black nas redes sociais: https://beacons.ai/blackcompanybr

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *