A chegada de filmes e doramas coreanos em plataformas de streaming é um exemplo da crescente procura e consumo de dramas orientais. Os números não mentem, pois quando Netflix e outras plataformas anunciam algum lançamento de k-drama, as pesquisas no Google chegam a números impressionantes.
Os primeiros movimentos que deram forças para a cultura coreana se espalhar foram sucessos mundiais junto à curiosidade e indicações pelas redes sociais. Em 2012 Park Jae-Sang, mais conhecido como Psy, lançou seu grande sucesso mundial “Gangnam Style“, que ultrapassou a marca de um bilhão de visualizações.
Tal resultado garantiu a Psy o título de “Rei do Youtube” e a medalha da Ordem do Mérito Cultural Okgwan, como reconhecimento de tudo que Park Jae-Sang conquistou mundialmente. Dessa maneira, a indústria musical coreana entrou no mercado.
Neste ano, a Netflix está investindo um total de 2,5 bilhões de dólares em produções coreanas, após os sucessos de Round 6 – que rendeu até 900 milhões de dólares para a plataforma – e um engajamento nas redes como a recreação dos famosos biscoito de açúcar, e memes das cenas do programa.
Anunciado depois que o presidente sul-coreano Yoon Suk Yeol conheceu o co-presidente da Netflix, Ted Sarandos, em Washington, como parte de sua visita diplomática de seis dias aos EUA em Abril de 2023, a relação entre a indústria coreana e a Netflix se consolidaram. Tal acontecimento mostra os laços recentes para produções futuras.
Doramas de sucesso nas telas
Os doramas tem feito jus ao nome desde 2019 com o lançamento de “Pousando no Amor”. Dirigido por Park Ji-Eun e contando com apenas 16 episódios, se tornou o drama da TVN de maior audiência, e em seguida, o terceiro drama coreano com a melhor audiência da história da televisão a cabo coreana.
Lançado no final de 2022, “Uma Advogada Extraordinária” conquistou os corações de dorameiras e de curiosos. A história conta sobre a vida de Woo Young Woo, uma advogada com excelente memória, e competência, mas com espectro autista.
Explorando os mais diversos gêneros, a maioria das novelas coreanas procura se aproximar do cotidiano e da realidade, abordando temas sensíveis e do dia a dia. O motivo do sucesso mundial dos doramas pode ser o fato de que abordam temas como dificuldades financeiras, relacionamentos, desigualdade social e bullying.
“Com Carinho, Kitty” lançou seu primeiro episódio dia 18 de Maio desse ano e é o assunto mais pesquisado nos últimos dias com mais de 82% de procura pela série recém lançada em todos os países.
Continuação do sucesso “Para todos os garotos que amei”, o recém lançamento produzido por Jenny Han, traz uma união entre o estilo ocidental e oriental. A ideia de colocar traços ocidentais em produções coreanas divide opiniões, de tal forma que a tendência dessa união se deve ao efeito Hallyu.
Netflix e o Efeito Hallyu
Os doramas chamam atenção pelo fato de serem poucos episódios, com duração de até uma hora e poucos tem mais de uma temporada. Ao longo de 2023, a Netflix pretende produzir mais de 30 programas e k-drama.
A popularização das novelas coreanas ganhou forças com canais de streaming, sites e aplicativos dedicados a transmitir os conteúdos. A aceitação do público vem de roteiros criados de forma que a linguagem seja híbrida, sem exageros, mas ainda assim com essência coreana.
Primeiramente, o movimento iniciou nos anos 90, com as novelas e filmes coreanos. A outra parte desse efeito são a inclusão do pop coreano na indústria musical, concretizado a partir da música “Gangnam Style”, e que hoje leva grupos a fazer turnês mundiais. Como resultado, presenciamos grupos como BTS (Bangtan Boys) que hoje acumula um patrimônio de 140 milhões de dólares.
O terceiro pilar e que faz parte do movimento Hallyu é a indústria de produtos de cuidado pessoal e de beleza. Os produtos de beleza coreanos tem chamado atenção nos últimos anos por serem feitos com planejamento e testes para trazer os melhores resultados, mas com um valor acima do mercado.
Gêneros dos Doramas
A partir dos assuntos mais populares dos doramas, os temas das novelas coreanas podem ser divididos nas categorias: Escolar, Romance, Comédia, Histórico, Policial, Fantasia, Terror e Médico.
“Beleza Verdadeira” por exemplo, estreou em 2020 com tema escolar e foi recebido pelo público de forma positiva por falar de uma estudante do ensino médio que se especializa em maquiagem para se encaixar nos padrões de beleza da sociedade.
Sageuk, conhecido como doramas históricos, procuram retratar de forma natural o período monárquico, com a finalidade de lembrar os fatos históricos reais e referências. Hwarang foi lançado em 2016, e traz uma disputa pelo trono e discussões políticas da época.
Goedam é um dorama que tem formato livre, com episódios de história única, retratando contos de terror escolar. Cada episódio aborda rapidamente lendas e ambientes reais, por exemplo ruas famosas e escolas conhecidas. Ele conta com 8 episódios de no máximo 15 minutos de duração.
Nesse sentido, a tendência é de que os doramas se tornem cada vez mais populares, assim como os outros pilares da onda, dando razão a força coreana que já existe no mercado.
Leia mais em: https://blackhatesports.com.br/portal/
Blackhat e-sports
Esta matéria é um oferecimento Bubble Mix Tea – rede de franquias pioneira no segmento de Bubble Tea no Brasil!
Nenhuma matéria relacionada.