Dreams on a Pillow, game indie da Palestina, ultrapassou a marca de US$ 200 mil na arrecadação da sua campanha de financiamento coletivo na plataforma Launch Good. A meta de arrecadação era de cerca de US$ 194 mil. O jogo se passa durante o turbulento período do Nakba (catástrofe em árabe) que ocorreu em 1948.
O jogo é encabeçado pelo desenvolvedor palestino Rasheed Abueideh e, segundo ele, a obra busca não só contar a história do Nakba, mas também que os jogadores experienciem a catástrofe que atormenta gerações de palestinos com o deslocamento forçado, apartheid, ocupação e violência.
Em postagem no seu perfil do Bluesky, Abueideh agradeceu o apoio das pessoas que ajudaram a tornar o projeto possível. “Eu agradeço muito a vocês pela contribuição, ajuda, suporte e palavras gentis. Também por compartilhar e se importar com essa história. Muito obrigado do fundo do meu coração”, afirmou o desenvolvedor.
Detalhes sobre Dreams on a Pillow
De acordo com a página da campanha de financiamento, Dreams on a Pillow é descrito como um “pseudo jogo de aventura e stealth em 3D”. Como dito acima, a narrativa ocorre durante o período histórico que os palestinos chamam de Nakba, que aconteceu em 1948 e marcou o episódio em que Israel, que havia recentemente se autodeclarado independente, iniciou o processo de reivindicação de terras em volta de Jerusalém. Esse evento gerou o êxodo de cerca de 750 mil palestinos para países vizinhos.
É nesse contexto que o jogador controla Omn, uma jovem mãe que vive na Palestina e viu seu marido ser assassinado por tropas israelenses. Em determinado momento, ela corre rumo à sua casa para seu bebê, mas só encontra um travesseiro no lugar da criança. A partir disso, Omn deixa seu lar com o objetivo de chegar até o norte do Líbano. Em sua jornada, ela irá presenciar eventos históricos e histórias do Nakba. A narrativa de Omn é inspirada em um conto popular histórico da Palestina.
Na parte de gameplay, os movimentos de Omn estarão sempre limitados enquanto estiver segurando seu travesseiro. Já quando ela o põe no chão, poderá ter mais liberdade, como pular, agachar, subir escadas e arremessar pedras. No entanto, enquanto ela estiver sem o travesseiro, Omn passa a ter terríveis pesadelos causados pelas experiências que ela está passando.
Dreams on a Pillow está sendo desenvolvido por uma equipe de nove pessoas, com programadores, artistas e produtores. Rasheed Abueideh é o Game Director do projeto, ele que tem no currículo o jogo Liyla & The Shadows of War, game de 2016 que também retrata a realidade do povo palestino. A previsão de lançamento oficial de Dreams on a Pillow é para o segundo trimestre de 2026.
Para mais notícias sobre games, acompanhe nosso portal.