Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Estação Sakuga: Gachiakuta é o Tokyo Revengers do Lixão

Um dos animes mais esperados desta temporada, com toda certeza, era Gachiakuta, um shounen clássico que possui uma estética extremamente única. A jornada de Rudo é repleta de lixo, pobreza e sujeira, com esses elementos precisando ser representados em tela.

Acho importante salientar que minhas referências são exclusivas do anime, pois, infelizmente, o orçamento está apertado para começar uma nova coleção. O maior diferencial de Gachiakuta está em seu universo como um todo, que se torna praticamente um personagem dentro da narrativa. Existe um grande ar de mistério em torno de como funciona a dinâmica de tudo aquilo que estamos vendo, e a obra vai dando aos poucos algumas respostas.

Eu comecei a assistir sem saber absolutamente nada sobre Gachiakuta e gostei bastante do plot inicial e de como a história começa a se desenvolver a partir disso. É interessante o paralelo que podemos traçar entre céu e inferno com os distintos mundos que Rudo passa a conhecer. Nosso protagonista é da ilha flutuante de Sphere, onde a parte rica da cidade vive em um mundo extremamente limpo e sempre em tons claros e brancos, mas, sendo da periferia, Rudo cresceu em uma parte da cidade repleta de lixo.

Quando Rudo cai no abismo e conhece a realidade em que está inserido, tudo muda: somos apresentados a um grande gueto, repleto de lixo e sujeira. Qualquer produto audiovisual mexe com todos os nossos sentidos básicos, menos com o olfato! Para a narrativa de Gachiakuta, é preciso que o telespectador sinta o fedor que evidentemente existe, então a história transmite essa sensação através da animação.

Vamos começar, então, pela paleta de cores: não existem cores vibrantes e quentes. Os vermelhos e amarelos, quando aparecem, têm saturação baixíssima, mais uma vez trazendo um aspecto de sujeira. Acho que um detalhe quebra um pouco a estética para mim: os figurinos. Eles, muitas vezes, parecem limpos e arrumados demais para o ambiente em que estão inseridos; faltam uns rasguinhos ou um aspecto mais surrado.

Termino a coluna de hoje salientando algo que me chamou muita atenção desde o primeiro episódio: o design dos personagens é muito parecido com o de Tokyo Revengers! Deixo aí uma imagem dos dois.

Estação Sakuga é uma coluna quinzenal onde você encontrará análises, curiosidades, novidades e tudo mais que torna o mundo da animação e das histórias japonesas tão fascinante!

Apoie o nosso Projeto através da chave pix: contato@theblackcompany.com.br
ou com QR Code abaixo:
upload de bloco de imagem

Siga a Black nas redes sociais: https://beacons.ai/blackcompanybr

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *