Como algumas decisões mudaram a indústria dos games?
A Teoria do Caos diz que uma simples mudança pode desencadear um evento maior e “inesperado”. O exemplo mais famoso é o Efeito Borboleta, desenvolvido por Edward Lorenz.
Lorenz dizia que era praticamente impossível prever fenômenos atmosféricos por mais dias do que se consegue pois dependendia de vários fatores dinâmicos e condições.
Com isso veio o exemplo mais famoso do mundo, o bater de asas de uma borboleta poderia desencadear um tornado em outro ponto do mundo. Claro que isso é um exemplo exagerado da Teoria do Caos, mas trabalhando com possibilidades algumas decisões mudaram a indústria dos games.
Criação do Mario e mudança nos games
Era início dos 1980, Pac-man fazia grande sucesso e o marinheiro Popeye já fazia sucesso por quase 50 anos. Shigeru Miyamoto e a Nintendo pretendiam fazer um jogo sobre o Popeye. Tudo estava quase pronto mas as negocioações de direitos autorais travaram e demoraram mais que o esperado.
Com isso, o game, que deveria ser sobre o marinheiro, se transforma num jogo inspirado no King Kong. Jumpman substituiu o Marinheiro Popeye, Pauline (que anos mais tarde virou prefeita) entrou no lugar da Olivia e DK no lugar do Brutus. Jumpan se transformou em Mario Mario (sim o sobrenome do Mario é Mario) e ao longo dos anos é um dos personagens mais famosos dos games.
Nunca saberemos se o jogo do Popeye seria um sucesso, mas sabemos que DK e Mario se tornaram grandes ícones da indústria de videogames.
SNES e a criação do PS1
Já imaginou o Super Nintendo rodando jogos via CD? Bom, era essa a ideia inicial da Sony, que até então era parceira da Nintendo.
Entretanto, a Nintendo não achou uma boa ideia, a criação desse periférico, e acabou por romper a parceria com a Sony. Enquanto isso, a Sony não descartou a ideia da construção de um videogame que rodasse CD.
Nessa altura do campeonato, não seria uma novidade um console que tinha mídia de CD mas a Sony conseguiu popularizar bastante o Playstation 1. O console, assim como seus sucessores, era além que um simples reprodutor de games. PS1 também reproduzia música. Enquanto isso, anos depois o PS2 reproduzia DVD e o PS3 reproduzia Blu-ray.
Se a Nintendo tivesse aceitado a proposta da Sony, talvez não teríamos (hoje em dia) Nintendo Switch e Play 5.
MODS que permitiram a criação de outros games e ditaram moda
Counter-Strike
A febre dos FPS no final dos anos 1990 era alta e a criação de diversos jogos permitiram uma competição entre players. Quem não se lembra de 007 para Nintendo 64 e a possibilidade de jogar com 4 jogadores em split-screen numa TV? Mas isso ainda era o prelúdio do que estava por vir.
Quake II foi lançado para PC em 1997 e trazia consigo um belíssimo jogo FPS. Contudo, um mod foi lançado e colocava os players em arenas para jogar contra outros players. Com isso, surgia Action Quake 2.
Em 1998, Half-Life foi lançado. O jogo foi feito num motor modificado de Quake. Com a possibilidade de criação de mapas, Mihn Le e Jess Cliffe optaram por utilizar Half-Life para a criação do seu mod. Surgia assim, o Counter-Strike.
O CS foi um grande sucesso e a Valve percebeu isso e o tornou um jogo próprio. Hoje em dia, o jogo é um dos eSports mais vistos e praticados no mundo e é considerado um dos catalisadores das LAN Houses e derivados.
Primeira versão do Counter-Strike/Foto: Reprodução
Warcraft 3/DotA
Warcraft 3 é um RTS (Real Time Strategy). Desenvolvido pela Blizzard (mesma empresa de Starcraft, Overwatch e entre outros), o jogo consistia em você controlar uma facção a sua escolha e desenvolvê-la para conquistar o mapa como um todo.
Em Warcraft 3 você tinha controle de um Herói, uma unidade única mais poderosa que os outros personagens. Com isso, pensou-se na possibilidade de se controlar somente o Herói.
Assim, surgiu Defense of the Ancients (DotA). O mod era um mapa que colocava você controlando apenas o Herói, precisava “upar” seu personagem para defender seu Acestral (juntamente de outros 4 jogadores) e destruir o do inimigo.
DotA fez tanto sucesso que popularizou o estilo MOBA (multiplayer online battle arena) e assim possibilitou a criação de dois outros jogos. Ao contrário da Valve, a Blizzard não comprou os direitos intelectuais de DotA e viu a concorrente comprar toda propriedade intelectual de Defense of the Ancients. Assim, em 2013 a Valve lançava DotA 2 com a ajuda de Iceforg (criador de um dos mapas de DotA).
League of Legends
Contudo, em 2009, a Riot Games lançou um MOBA para chamar de seu. League of Legends foi lançado e até hoje presta várias homenagens a sua “musa inspiradora”. Seja com nomes em itens e ou nomes de monstros épicos. O Barão Nashor que o diga.
Hoje em dia, o LoL é um eSport bastante disputado e o game em si bastante jogado. No Brasil, suas competições chegam a ser transmitidas pelo SporTV (canal pago de esportes em geral).
E aí já imaginou se nada disso tivesse acontecido? Como seria o mundo, sem Mario, LoL, CS e sem Playstation? Nunca saberemos mas certamente seria um mundo totalmente diferente.
Conheça mais a Blackhat
Esta matéria é um oferecimento Bubble Mix Tea – rede de franquias pioneira no segmento de Bubble Tea no Brasil!
Nenhuma matéria relacionada.