De 4 a 6 de abril, a prestigiada Curitiba Cia. de Dança, que completa 10 anos de história em 2025, apresenta o espetáculo de dança contemporânea “Dançando Villa”, no Sesc da Esquina, localizado no bairro Mercês, que integra o Fringe, da 33ª edição do Festival de Curitiba.
Inspirada na vida e obra de Heitor Villa-Lobos, considerado a figura criativa mais significativa do século XX na música clássica brasileira, a peça busca levar lampejos das danças brasileiras, aliadas a um estado corporal de entrega exaltando a diversa e vasta cultura brasileira.
“Estamos muito felizes em poder apresentar esse aclamado espetáculo, homenageando o grande compositor, maestro e músico Heitor Villa-Lobos, o compositor sul-americano mais conhecido de todos os tempos”, comenta Nicole Vanoni, diretora da Curitiba Cia. de Dança.
Com patrocínio da Sanepar, Festval e Quimagraf, o espetáculo navega pela grandeza de Villa, que ampliou o imaginário do Brasil para os brasileiros por meio de sua música, explorando sua diversidade cultural, identitária e sonora.



“Foi por meio de sua música, que Villa-Lobos abriu os ouvidos e o coração para o Brasil, para a cultura popular, sobretudo do Nordeste e Norte do país, que nas primeiras décadas do século XX, a musicalidade e a cultura destas regiões não chegavam com facilidade nas regiões Sul e Sudeste”, completa Nicole.
O espetáculo de dança contemporânea combina a música de Villa-Lobos com as religiões de matrizes, principalmente a Umbanda, uma expressão autêntica da alma do Brasil, nascida da fusão de tradições africanas, indígenas e europeias. Essas duas forças culturais dividem simbolicamente o palco, representando o encontro entre a música, a espiritualidade e a diversidade do país.

Os ingressos para o “Dançando Villa” estão à venda pelo site do Festival de Curitiba com valores a partir de R$10 (meia-entrada) + taxa adm.
FICHA TÉCNICA:
Direção Geral e Artística: Nicole Vanoni / Criação Coreográfica: Rosa Antuña / Assistentes de Direção: Hamilton Felix e Erika Rosendo / Iluminação: Izabelle Marques eNádia Luciani / Ensaiadores: Cláudio Fontan, Nathália Tedeschi e Hamilton Felix / Figurinista: Lucas Bettin / Elenco: Celina Damiani, Ira Dorsey, Filipe Bueno, Gab Mattoso, Jaime Bernardes, Júlia Lívia, Letícia Karin, Lucas Silva, Hamilton Félix, Naluh Ribeiro, Nicole Vanoni, Ray Guimarães, Rubens Vital / Fotografia: Lucília Guimarães e Cayo Vieira /Direção de Produção: Emirena Telles
Sobre a Curitiba Cia. de Dança – Fundada em 2013 pela empresária e bailarina Nicole Vanoni, a Curitiba Cia. de Dança surgiu com a proposta de experimentação, pesquisa e criação em dança contemporânea, além de preservar e reinterpretar repertórios clássicos. Entre suas principais produções, estão “O Quebra-Nozes”, “Dom Quixote”, “O Lago dos Cisnes”, assim como criações exclusivas, como “A Lenda das Cataratas”, “Quando se Calam os Anjos” de Airton Rodrigues, “Memória de Brinquedo” de Luiz Fernando Bongiovanni, “Relações” de Carlos Laerte e “Dançando Villa” de Rosa Antuña. Em uma década de atuação, a companhia já realizou mais de 500 apresentações em mais de 200 cidades, tanto no Brasil quanto no exterior (Itália), abrangendo 16 estados brasileiros. A Curitiba Cia. de Dança é reconhecida por ser uma das companhias que mais oferece oportunidades e emprega jovens talentos no Brasil.
Serviço:
Curitiba Cia. de Dança apresenta “Dançando Villa” no Fringe – 33º Festival de Curitiba
Data: 4, 5 e 6 de abril
Horário: sexta-feira e sábado, às 20h; domingo, às 18h
Ingressos: a partir de R$10 (meia-entrada) + taxa adm pelo site do Festival de Curitiba
Local: Sesc da Esquina (R. Visc. do Rio Branco, 969, bairro Mercês)
Duração: 55’
Site oficial: www.curitibaciadedanca.com.br
Redes sociais: Instagram @curitibaciadedanca
Patrocínio: Sanepar, Festval e Quimagraf
Realização: Lei de Incentivo à Cultura – Ministério da Cultura | Governo Federal, Associação dos Amigos e Apoiadores da Dança de Curitiba- AADC
Apoio: Terreiro Pai Maneco