Iyanu é uma série animada da Cartoon em paceria com a Max e está prevista para o primeiro semestre de 2025. O painel do programa na New York Comic Con divulgou um trailer destacando seus protagonistas.
O vídeo começa com uma narração: “Foi predito por nossos ancestrais que, em tempos de grande conflito, haveria os Escolhidos, que se levantariam para restaurar a harmonia entre as pessoas e as criaturas de Yorubaland.” Em seguida, o vídeo apresenta uma paisagem exuberante e vibrante, onde os protagonistas, Iyanu e Biyi, enfrentam um momento de grande perigo. A tranquilidade se interrompe pela investida de um rinoceronte selvagem, um poderoso símbolo da força bruta da natureza. Em uma demonstração impressionante de coragem e intuição, Iyanu canaliza a sabedoria ancestral e revela sua verdadeira natureza como a escolhida.
De acordo com informações do Deadline, Iyanu é uma adaptação dos quadrinhos Iyanu: Child of Wonder da Dark Horse Comics/YouNeek Studios, criados pelo premiado artista e cineasta nigeriano Roye Okupe. A produção é de responsabilidade do estúdio Lion Forge Entertainment, com apoio do Cartoon Network e da plataforma Max. Brandon Easton (Marvel’s Agent Carter) atua como showrunner, enquanto Roye assume os papéis de roteirista, produtor executivo e também dirigiu alguns episódios.
Sobre a história de Iyanu
Iyanu é um conto de super-herói ambientado no reino mágico de Yorubaland, que se inspira na cultura, música e mitologia nigerianas. Assim, a serie animada se inspira profundamente no povo iorubá, segu indp uma adolescente órfã, Iyanu. A personagem passa os dias estudando história e artes antigas, mas anseia por uma vida normal. Então, um dia, ao responder ao perigo, ela inconscientemente ativa seus poderes divinos, como não eram vistos desde a Era das Maravilhas. Com superpoderes recém-descobertos, ela une forças com outros dois adolescentes, Biyi e Toye, enquanto eles embarcam em uma jornada notável para descobrir a verdade sobre o mal que espreita em sua terra natal. Ao longo de sua aventura, ela descobrirá a verdade sobre seu passado, seus pais e seu destino final para salvar o mundo.
O elenco de dubladores totalmente nigeriano conta com Serah Johnson como Iyanu, junto com Okey Jude como Biyi, a amiga aventureira despreocupada de Iyanu; Samuel Kugbiyi como Toye, o companheiro leitor ávido de Iyanu; Adesua Etomi-Wellington como Olori; Blossom Chukwujekwu como Kanfo, o pai de Toye; Stella Damasus como Sewa; Shaffy Bello como Emi – A Única Mãe e Ike Ononye como Ancião Alapani.