Karla Sofía Gascón fez história no Oscar como a primeira mulher trans indicada a melhor atriz. Nos últimos dias, porém, polêmicas ofuscaram seu trabalho premiado em Cannes. Na semana passada, a espanhola veio ao Brasil para divulgar Emilia Pérez e conversar com jornalistas. Em solo brasileiro ela falou mais sobre a disputa com Fernanda Torres e Ainda Estou Aqui. Algumas declarações repercutiram mal tanto nas redes sociais quanto na imprensa internacional, como apontou o site O Globo.
Pedindo ajuda a Fernanda Torres
Karla Sofía Gascón afirma enfrentar ataques de brasileiros que torcem por Ainda Estou Aqui. Em entrevista ao G1, durante sua passagem por São Paulo, a atriz pediu ajuda: “Fernanda, me ajuda com a sua galera.”
Fernanda Torres logo respondeu. Em um vídeo, pediu respeito a todas as concorrentes ao Oscar e relembrou seu encontro com Gascón em uma festa em Los Angeles.
“Eu sei que a paixão às vezes cria essa coisa do um contra o outro, mas, neste ano, as escolhas para melhor atriz são tão especiais, cada uma a sua maneira, que todo mundo merece. Não vamos tratar ninguém mal”, disse Torres.
Fãs brasileiros, no entanto, notaram que Gascón não compartilhou nem comentou o post da colega.
Comentários sem provas
Na mesma agenda de entrevistas em São Paulo, Karla Sofía Gascón falou à Folha de S.Paulo sobre seu trabalho em Emilia Pérez e sua relação com Fernanda Torres. No vídeo, publicado nesta quarta-feira (29), um trecho viralizou nas redes sociais.
A atriz criticou as “equipes de redes sociais que trabalham ao redor dessas pessoas (Fernanda) estão tentando diminuir o trabalho de outros, como o meu ou o filme, porque isso não leva a lugar algum.”
Apesar disso, Gascón elogiou a brasileira, dizendo que ela “merece todo reconhecimento do mundo” e que ficou “muito feliz” com seu Globo de Ouro.
Após a entrevista, muitos brasileiros começaram a especular sobre uma possível punição à espanhola, já que a Academia proíbe ataques entre indicados.
Voltando atrás
Após a repercussão do trecho nas redes e na imprensa internacional, Karla Sofía Gascón tentou esclarecer sua fala em depoimento à Variety. Apesar de ter mencionado “pessoas ao redor de Fernanda Torres”, a atriz negou qualquer ligação direta.
“Sou uma grande fã de Fernanda Torres e foi maravilhoso conhecê-la nos últimos meses”, disse Gascón. “Em meus comentários recentes, estava me referindo à toxicidade e ao violento discurso de ódio nas redes sociais, que, infelizmente, continuo a vivenciar. Fernanda tem sido uma aliada maravilhosa, e ninguém diretamente associado a ela tem sido nada além de solidário e extremamente generoso.”
Tweets polêmicos
Em meio às polêmicas, Karla Sofía Gascón voltou aos holofotes após internautas resgatarem, nesta quinta-feira (30), antigos posts da atriz no X (antigo Twitter). Os tweets envolvem opiniões controversas sobre muçulmanos, George Floyd e a diversidade no Oscar.
Primeira atriz trans indicada ao prêmio, Gascón já criticou a inclusão na premiação no passado. Comentando o Oscar de 2021, ela escreveu:
“Cada vez mais o Oscar parece uma cerimônia de filmes independentes e de protesto. Eu não sabia se estava assistindo a um festival afro-coreano, a uma manifestação do Black Lives Matter ou ao 8M.”
Ela ainda concluiu: “Além disso, uma gala feia, feia.”
Cabe punição pela Academia?
Segundo a Rolling Stone, uma fonte ligada à Academia afirmou que as declarações de Karla Sofía Gascón não violam as regras do Oscar. Como ela não depreciou Ainda Estou Aqui nem Fernanda Torres, não há infração.
A Variety reforçou essa posição em reportagem publicada na quarta-feira (29). “Os comentários de Gascón não violam nenhuma diretriz. Ela não faz comentários depreciativos sobre a performance de Torres, o que teria quebrado as regras da Academia. Muito pelo contrário, Gascón elogia sua colega indicada como atriz.”
O site The Wrap seguiu a mesma linha. “Parece que os comentários de Gascón não foram depreciativos em relação à performance de sua colega, mas sim à cultura de competição construída em torno delas à medida que o domingo do Oscar se aproxima.”
Unfollow da Academia e Perfil no X desativado
O perfil oficial do Oscar no Instagram deixou de seguir Karla Sofía Gascón, mas continua acompanhando outras atrizes indicadas na mesma categoria. A mudança não passou despercebida pelos internautas, que especulam se a decisão está ligada às recentes polêmicas envolvendo a espanhola. Até o momento, a Academia não comentou o assunto.
Vale ainda ressaltar que após a repercussão negativa de seus antigos posts na plataforma X (antigo Twitter) a atriz acabou desativando sua conta, como ilustra a imagem acima.
Bônus: Shakespeare Apaixonado
Uma curiosa coincidência está marcando o Oscar 2025, conectando Emília Pérez, Shakespeare Apaixonado e, por consequência, Fernanda Montenegro, além da expectativa em torno da possível vitória de Fernanda Torres por Ainda Estou Aqui. Acontece que a estrategista-chefe da Netflix, Lisa Taback, além de ser a responsável pela campanha de Emília Pérez, também esteve envolvida na campanha de Shakespeare Apaixonado (1998), filme que certamente é uma ferida não cicatrizada para nós brasileiros.
A cerimônia do Oscar 2025 acontece no dia 2 de março.
Leia Também:
- Com 7 indicações ao Oscar, Conclave estreia nesta quinta-feira (23)
- ‘12.12: O Dia’, o representante coreano no Oscar, ganha trailer oficial
- Encontro com o Ditador, representante do Camboja no Oscar de 2025, recebe trailer oficial
- Senna ganha vídeo inédito de bastidores sobre a criação de cenas de corrida e autódromos na minissérie