Vencedor de três César em sua carreira e indicado ao Oscar por seu primeiro curta-metragem, o diretor Xavier Legrand vira ao Brasil para apresentar o mais novo longa-metragem: O Sucessor. Integrante da programação do 15º Festival Varilux de Cinema Francês, o diretor do filme estará no dia 5 em São Paulo e entre os dias 6 e 10 no Rio de Janeiro para participar da abertura do evento e encontrar com o público após as projeções do filme.
Estrelada por Marc-André Godin, a história é um thriller dramático que traz Elias, um diretor artístico de uma renomada casa de Alta Costura francesa, que ao saber do falecimento do seu pai devido a um ataque cardíaco, precisa viajar para o Quebec a fim de resolver questões da herança. Entretanto, ele descobre que herdou algo muito pior. Confira o trailer a seguir:
A mitologia mostra uma forma de determinismo e fatalismo. Para criar o personagem principal de Elias, tirei muita inspiração de trágicas figuras como Édipo, Orestes, Ícaro ou Hamlet. O que todos eles têm em comum é que, cada um à sua maneira, tentam encontrar uma forma de cura, o que os leva fatalmente ao desastre, tão esmagador é o peso do patriarcado“, conta o diretor Xavier Legrand em texto de divulgação do filme.
Antes de se tornar autor e diretor, Legrand trabalhou como ator com vários diretores de teatro, cinema e televisão. Seu primeiro curta-metragem, “Avant que de tout perdre”, foi indicado ao Oscar em 2014 e ainda ganhou quatro prêmios no Clermont-Ferrand Festival Internacional de Curtas-Metragens em 2013 e o César de Melhor Curta-Metragem em 2014.** Custódia, o seu primeiro longa-metragem, venceu quatro prêmios César: Melhor Atriz (Léa Drucker), Melhor Montagem, Melhor Filme e Melhor Roteiro Original.