Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Leituras no Belvedere aproxima população da Academia Paranaense de Letras

O início do projeto desenvolvido pela Academia Paranaense de Letras, foi dado no mês de agosto com a leitura da obra de Paulo Leminski. O presidente da APL, Paulo Vítola, realizou a leitura da obra do grande poeta curitibano no dia em que completaria 80 anos. E até o mês de novembro, a sede da Academia, localizada no piso superior do Palácio Belvedere, localizada na Praça João Cândido, receberá os acadêmicos para, em cada encontro, realizarem leituras e apresentarem suas produções culturais e estudos. 

Leituras no Belvedere, surgiu da ideia da vice-presidente da APL, a professora Marta Moraes da Costa, para aproximar a população da Academia Paranaense de Letras. “Além de formar leitores, nosso objetivo é colocar a APL em contato com público maior e diferente. Tanto que além das leituras em nossa sede, os membros da Academia vão até escolas públicas para apresentarem seus estudos e leituras”, revelou Marta. 

O próximo encontro já tem data marcada, a professora Adélia Maria Woellner apresenta no dia 14 de setembro, textos da poetisa paranaense Helena Kolody, da coletânea “Infinita Sinfonia”, livro organizado e editado por Adélia Maria, lançado em comemoração aos 100 anos de Helena. “Nesse encontro o público vai conhecer a versatilidade da maior poeta do Paraná. Vão ter a oportunidade de conhecer melhor sobre o trabalho, criatividade, inspiração e a produção de Helena Kolody, que deixou um trabalho maravilhoso, com uma poesia inconfundível. Eu me sinto muito honrada de ser escolhida para falar sobre ela, e espero fazer um retrato fiel da maravilhosa pessoa, do ser humano extraordinário e da poetisa inigualável que foi e é Helena Kolody”, falou Adélia Woellner. 

O “Leituras no Belvedere” acontece aos sábados até o mês de novembro, entre às 10h00 à 12h00, com leituras de obras de Helena Kolody, Valêncio Xavier, Domingos Pellegrini e Carlos dala Stella, além de leituras especializadas sobre pesquisas historiográficas do cinema no Paraná, sobre a presença feminina na letra do cancioneiro paranaense e um estudo da obra de William Shakespeare. 

Palácio Belvedere – Foto: Vanessa R. Ricardo

Em um segundo momento, os mesmos acadêmicos irão realizar leituras em escolas municipais em bairros da periferia de Curitiba, com o objetivo de estimular e sensibilizar novos leitores entre crianças e jovens. O projeto tem o incentivo da Serra Verde Express e a produção da Duplo Produções com realização da Academia Paranaense de Letras. 

 Serviço:

LEITURAS NO BELVEDERE 

Horário: das 10h00 às 12h00

Onde: Palácio Belvedere – Praça João Cândido s/n, São Francisco – Curitiba/PR 

Evento gratuito

Inscrições no link | https://forms.gle/nJW2QWLAoecFGrzk7

CAPACIDADE: 30 LUGARES POR ENCONTRO. SUJEITO A LOTAÇÃO.

Informações: contato@duploproducoes.com e no Instagram da @academiaparanaensedeletras

Programação

14 SET – Adélia Maria Woellner

A obra de Helena Kolody

21 SET – Liana de Camargo Leão 

O teatro de William Shakespeare 

28 SET – Fernando Severo 

Pesquisas historiográficas e publicações existentes sobre o cinema paranaense 

05 OUT – Etel Frota

O cancioneiro feminino no Paraná 

19 OUT – Nilson Monteiro 

A obra de Domingos Pellegrini 

26 OUT – Luci Collin

A obra de Valêncio Xavier 

09 NOV – Marta Morais da Costa 

A poesia de Carlos Dala Stella

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga a Black nas redes sociais: https://beacons.ai/blackcompanybr