Liniker lidera as indicações brasileiras ao Grammy Latino 2025, consolidando-se como uma das artistas mais influentes da música latina contemporânea. Ao todo, ela conquistou sete indicações.
Seu álbum CAJU domina as categorias principais: concorre a Álbum do Ano, enquanto “Ao Teu Lado” disputa Gravação do Ano e “Veludo Marrom” compete em Canção do Ano. Além disso, o disco concorre a Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Português, Melhor Canção em Português e Melhor Interpretação Urbana em Português. Ainda, a produção técnica do álbum recebeu reconhecimento com uma indicação a Melhor Álbum de Engenharia de Gravação.
Sobre o álbum CAJU
O conceito de CAJU surgiu quando, durante uma festa, uma mulher comentou que a boca de Liniker lembrava um caju. A partir dessa observação, Liniker explorou o simbolismo da fruta brasileira mais exportada, mergulhando em temas de identidade, ancestralidade e transformação. Dessa forma, o álbum reflete sua jornada de autodescoberta e celebra a diversidade.

Liniker já havia conquistado reconhecimento no Grammy Latino: em 2022, ela venceu na categoria Melhor Álbum de Música Popular Brasileira com Indigo Borboleta Anil.
Além de Liniker, outros artistas brasileiros como Marina Sena, Milton Nascimento, João Gomes, Jota.Pê, Lauana Prado, Ana Castela, Chitãozinho & Xororó, Léo Foguete, Zeca Pagodinho, Alcione, Carol Biazin, Djonga, Júlia Mestre, Juliane Gamboa, BaianaSystem, Mc Hariel, Gilberto Gil, Sued Nunes estão indicados ao prêmio
A premiação conta com 60 categorias, sendo que três delas foram adicionadas este ano: Mídias Visuais, Melhor Música para Mídias Visuais e Melhor Canção de Raízes.
Como aponta o Gshow, a votação durante o Processo de Premiação tem a condução de criadores de música que são membros da Academia Latina. Além disso, a rodada final de votação para definir os vencedores do Grammy Latino ocorrerá em 1º de outubro.
A cerimônia do Grammy Latino 2025 ocorrerá em Las Vegas no dia 13 de novembro, com transmissão ao vivo.
Para estas e outras atualizações, acesse Black Company