O Festival de Cannes é um evento que acontece anualmente. Ele foi criado por Jean Zay, ministro da Instrução Pública e das Belas Artes da França da época.Fundado em 1946, ele dura 11 dias e são exibidos e premiados filmes de diversos lugares do mundo. A 77º edição do evento começou no dia 14 de maio, e irá até o dia 25 deste mês.
Por mais que tenha premiações, o festival não é somente competitivo. Ele também tem como o objetivo promover debates e troca de ideias entre cineastas de diferentes culturas e linhas de pensamentos diversas. O evento tem chamado bastante atenção nas últimas semanas pelo protagonismo dado à quantidade de filmes indicados que foram dirigidos por mulheres.
A L´Oréal Paris é parceira oficial do Festival de Cannes há 27 anos e é uma das maiores apoiadoras da presença feminina no cinema. A marca apresenta a quarta edição do Prêmio L’Oréal Paris Lights on Woman’ s Worth. Criada em 2021, a premiação contará como jurada com a atriz e embaixadora da marca, Elle Fanning.
“Criado para promover a equiparação de gênero no cinema de vanguarda, o prêmio homenageia uma promissora diretora de curtas-metragens da seleção oficial de curtas-metragens de Cannes, categoria criada com a La Cinef.” explica a L´Oréal.
Elle Fanning anunciará a vencedora de 2024 durante uma cerimônia especial de premiação no jantar do Cinema de Demain, realizado em 24 de maio em Cannes. Além disso, a L´Oréal realizará uma exibição dos curtas-metragens das três diretoras que forem premiadas. A mostra será feita no Cinema Olympia em Cannes, dia 23 de maio, às 14h.
“É uma honra presidir como jurada o Prêmio Lights on Women Worth e fazer parte dessa importante iniciativa. Plataformas como essa são essenciais para apoiar talentos femininos emergentes, dando-lhes a oportunidade de mostrar suas habilidades e trabalhos únicos e capacitando-as a se tornarem as artistas que desejam ser. Os talentos extraordinários das finalistas do ano passado foram realmente impressionantes; mal posso esperar para assistir aos filmes na seleção de curtas-metragens de Cannes e La Cinef este ano” comentou Elle Fanning
Delphine Viguier-Hovasse, Presidente Global da marca, complementa: “Para a L’Oréal Paris, o Festival de Cannes é outra ocasião para capacitar todas as mulheres a expressarem seu verdadeiro eu e a superarem barreiras. No cinema, a massiva sub-representação das mulheres requer apoio em grande escala, e estou orgulhosa de que o Prêmio Oréal Paris Lights On Women Worth continue promovendo mudanças significativas. Nosso compromisso com diretoras de curtas-metragens femininas é o primeiro passo para criar mudanças duradouras contra o desequilíbrio de gênero na indústria cinematográfica.”
O programa Lights on Women Worth ainda inclui uma doação de 20.000 € e um ecossistema de suporte completo para diretoras promissoras de curtas-metragens.
Taís Araújo é embaixadora e porta-voz da marca há 13 anos. A atriz compareceu ao Festival de Cannes como representante brasileira da L’Oréal e comentou como estava feliz por poder retornar ao evento depois de muitos anos e representar o Brasil:
“É muito significativo estar em Cannes novamente para representar o Brasil em um prêmio tão importante, criado por L’Oreal Paris, com o objetivo de diminuir a desigualdade de gênero no cinema, que ainda é um ambiente majoritariamente masculino. Sinto orgulho em representar essa marca que empodera as mulheres há mais de 50 anos”.
A empresa explica a escolha da atriz como representante da Lóreal no evento, por ela ser uma “figura influente da diversidade e do empoderamento feminino na indústria do entretenimento.”
Acesse o site da LÓreal Paris para mais informações sobre a premiação que estimula o empoderamento feminino no cinema.
Nenhuma matéria relacionada.