O cinema mexicano reúne histórias, personagens e perspectivas que nos convidam a nos reconhecer e a descobrir novas formas de ver o país. É a memória, a identidade e a criatividade que conectam o público dentro e fora do México. Neste Dia do Cinema Mexicano, a Netflix celebra aqueles que tornam possível que essas histórias cheguem às telas e anuncia uma nova seleção de filmes mexicanos que estrearão em breve, só na Netflix.
Após o sucesso de Pedro Páramo, a Netflix continua a explorar a literatura mexicana e trará Aura, romance de 1962 de Carlos Fuentes, para as telas. Fuentes é um dos autores mais renomados e influentes do México, tendo recebido inúmeros prêmios internacionais, incluindo o Prêmio Cervantes em 1987 e a Medalha de Honra Belisario Domínguez em 1999. O cineasta mexicano Alonso Ruizpalacios adaptará e dirigirá o longa-metragem, com Stacy Perskie como produtora.

Carolina Leconte, vice-presidente de conteúdo do México, comentou: “Hoje, temos orgulho de anunciar o lançamento de novos longas-metragens mexicanos que em breve chegarão à Netflix. Continuamos comprometidos com o México, nossa cultura e nossa identidade. Compartilhar as diferentes faces do México em cada nova produção representa uma oportunidade de mostrar a riqueza e a diversidade do país ao mundo.”
Além de Aura, a nova seleção de filmes mexicanos da Netflix reúne histórias de diferentes gêneros que exploram a diversidade, a criatividade e a autenticidade do país:
- Contra el huracán: Dois meio-irmãos no meio do mar lutam para sobreviver quando uma tempestade inesperada se transforma no furacão Otis, na costa de Acapulco. Esta história de fraternidade, desigualdade e coragem extrema apresenta valores de produção excepcionais que combinam efeitos visuais digitais com efeitos especiais manuais e cenários impressionantes, projetados para replicar o impacto de uma tempestade de categoria 5 na tela.
- La hora de los valientes: Um acidente une um psicanalista e um policial em uma aventura inesperada. Estrelando Luis Gerardo Méndez e Memo Villegas, esta comédia explora a amizade, a redenção e a coragem de encarar o impensável.
- México 86: Repleto de sátira e humor negro, México 86 narra a improvável candidatura do México à sede da Copa do Mundo de 1986, um feito audacioso e contra todas as probabilidades, possível apenas pela pura engenhosidade mexicana. O filme é estrelado por Diego Luna e dirigido por Gabriel Ripstein.
- Un hijo propio: Dirigido pela indicada duas vezes ao Oscar Maite Alberdi. O profundo desejo de ser mãe e a pressão constante das pessoas ao seu redor levam Alejandra a fingir uma gravidez. O que começa como uma simples mentira rapidamente se transforma em uma charada complexa que ela precisa sustentar por meses diante de seu esperançoso marido e família. Presa em uma decepção devastadora, Alejandra é levada a cruzar uma linha irreversível, desencadeando um escândalo midiático que abalará o país inteiro.
Além disso, o mais recente, e já anunciado, longa-metragem de Rodrigo García, The Follies, será lançado em cinemas selecionados e na Netflix em novembro. A história entrelaça as histórias de seis mulheres que, em meio à autocensura e à pressão familiar e social, abraçam suas emoções e decidem se libertar. A produção reúne um elenco talentoso, incluindo Cassandra Ciangherotti, Ángeles Cruz, Natalia Solián, Naian González Norvind, Ilse Salas e Fernanda Castillo.
A Netflix convida todos a celebrar o Dia do Cinema Mexicano assistindo, compartilhando e discutindo as histórias que nos representam, mas, acima de tudo, reconhecendo aqueles que tornam possível que o México seja visto nas telas: criadores, artistas, técnicos e público que, juntos, mantêm viva a paixão por contar e compartilhar histórias.
Para mais notícias de filmes, séries, streamings e muito mais, acesse nosso portal diariamente aqui.