O Nintendo Switch 2 terá retrocompatibilidade com jogos do atual console da Nintendo. Foi o que confirmou Shuntaro Furukawa, presidente da Nintendo, por meio da conta corporativa da empresa no X. Na postagem, também foi dito que o Nintendo Switch Online (serviço que oferece biblioteca de alguns jogos antigos da empresa, possibilidade de jogar online e outros benefícios) também estará no novo hardware.
No entanto, ainda não há confirmação sobre retrocompatibilidade com os periféricos do primeiro Nintendo Switch. Segundo uma postagem em blog da Mopad, uma empresa terceirizada fabricante de periféricos para o Switch, os Joy-Cons e Pro Controller do atual console da Nintendo serão retrocompatíveis com o Switch. Porém, não será possível encaixar os Joy-Cons do primeiro Switch no novo hardware porque o Switch 2, segundo vazamentos, utilizará uma tecnologia diferente.
Muitos fãs aguardam ansiosamente mais informações sobre o novo Nintendo Switch, mas Furukawa já afirmou que o prazo máximo para o anúncio do console será o fim do atual ano fiscal, que vai até o final de março de 2025.
Segundo Hideki Yasuda, analista de mercado da Toyo Securities, é improvável que o anúncio seja realizado ainda em 2024. A Nintendo registrou uma queda de 31% nas vendas do Nintendo Switch em comparação com o ano passado. Yasuda avalia que, por conta disso, seria um momento inoportuno para revelar um novo videogame. “Fazer um anúncio este ano ficou bastante difícil. Você não gostaria de desviar a atenção para um próximo console no meio da crítica temporada de compras de final de ano”, disse o analista para a Reuters.
Em relação às especificações técnicas do novo hardware, vazamentos indicam que ele terá suporte a HDMI 2.1, armazenamento interno de até 256 GB e 12 GB de RAM. Além disso, rumores indicam que a sua performance deve ser próxima a de um PS4 Pro e que terá uma autonomia de bateria superior ao Steam Deck.