“Nó”, primeiro longa da cineasta Laís Melo, é um dos destaques da mostra competitiva da 53ª edição do Festival de Cinema de Gramado, que acontece entre os dias 13 e 23 de agosto.
Ao lado de outros cinco títulos, o filme terá sua estreia mundial no dia 16 de agosto no Palácio dos Festivais. Escrito por Laís Melo e Saravy, “Nó” é produzido pela Grafo Audiovisual e distribuído pela ELO Studios.


Na trama, Glória (Saravy) consegue se separar e se muda levando consigo as filhas e o desejo de recomeço. Enquanto tenta fazer da nova casa um lar e de seu corpo uma morada, ela enfrenta, no chão da fábrica, a delicada disputa por uma vaga de supervisora. Mas, e quando a possibilidade de assegurar uma vida mais digna a coloca em conflito com quem sempre caminhou ao seu lado.
“Neste fragmento da vida de Glória, a acompanhamos se redescobrindo como mulher, mãe, amiga e trabalhadora, deixando o público se perguntar sobre as escolhas que todos devemos fazer. No diálogo entre moral e imoral, acusação e defesa, heroína e vilão, nestas fissuras abertas, acreditamos que reside o poder do cinema”, comenta a diretora Laís Melo.

O projeto nasceu da vontade de contar as histórias da Glória, das Glórias, e das mulheres que a cercam. Sonhos, desejos, relacionamentos, desafios, fobias, obsessões e esgotamentos são os vértices da trama.
A curadoria na qual “Nó” faz parte é assinada pelo diretor Caio Blat, pela atriz Camila Morgado e pelo jornalista, professor e crítico, Marcos Santuario. O elenco conta com Saravy, Sali Cimi, Antonia Saravy, Clarice Carvalho e Fernanda Silva.