No domingo, 27 de abril, das 11h às 18h, a Rua Trajano Reis será palco de um reencontro com a cidade, a história e a criatividade. O icônico edifício no número 36, conhecido por abrigar projetos inovadores, será reativado com uma nova proposta multicultural. O evento marca a reabertura do NovoLouvre e o lançamento da agência criativa O Novo, ocupando dois espaços térreos interligados pela calçada, em uma celebração aberta ao público.
A arquiteta e urbanista Mariah Salomão, diretora criativa do NovoLouvre e gestora do edifício, reforça que a proposta é integrar o espaço à rua e à vida urbana. “A rua faz parte do projeto”, explica. “Por isso decidimos não abrir o prédio internamente, mas sim criar essa circulação entre os dois espaços pela calçada. Queremos que as pessoas se encontrem, caminhem, troquem.”

O momento marca também o início das comemorações de 90 anos da loja de tecidos Louvre, que inspirou o nome do NovoLouvre. Fundada em 1935 na Rua XV, a icônica loja pertencia ao avô de Mariah Salomão, Miguel Caluff. A história familiar e o afeto pelo comércio tradicional da cidade agora se entrelaçam com um projeto contemporâneo e coletivo, voltado à ocupação urbana e à convivência.
O número 36 abrigará o ateliê das marcas autorais NovoLouvre e Elyane Fiuza (bolsas), um showroom da Melissa, e um café com drinks e produtos da Utopia Tropical, fábrica artesanal de chocolate bean to bar — do grão à barra — que trabalha com cacaus finos do Pará, Bahia e Amazonas. O público poderá conhecer o processo de fabricação, provar barras e derivados de cacau, e se deliciar com drinques à base de chocolate e cacau em diferentes versões.
Já no número 50 entra em cena a agência O Novo, uma colab criativa que reúne um time multidisciplinar: design e direção de criação (Mariah Salomão), fotografia (Sabrina, que também terá estúdio no local @pelosolhosdesabrina), comunicação (Dani Brito), styling (Keroline Araújo) e produção audiovisual (Rodrigo Almeida Leite). A agência oferece soluções completas, do desenvolvimento do produto à comunicação — branding, design, pilotagem, produção, campanhas, vídeos, reels e criações em IA — com a possibilidade de lançamentos e ativações no próprio espaço físico.


Para Mariah, esse retorno ao espaço físico reflete um movimento mais profundo: “É uma espécie de ressaca dos meios digitais. As pessoas estão começando a perceber que aquilo não é vida real. Precisamos estar nos lugares que escolhemos para estar. A cidade precisa ser vivida.” O projeto dialoga com o conceito de “terceiro espaço”, aquele que não é casa, nem trabalho, mas um lugar de encontro — como uma praça, uma livraria, um café — e também com a ideia de acupuntura urbana, pequenas ações locais capazes de requalificar e transformar o tecido urbano.
“Estamos desde 2007 nesse espaço, e sempre entre mulheres. Nunca tivemos um episódio de violência. O Centro não é mais inseguro que qualquer outro bairro. As pessoas precisam voltar a se reconectar com a cidade”, afirma.
Para celebrar esse novo momento, o evento de domingo, que começará em plena agitação da Feirinha do Largo, contará com uma programação especial: drinks e chocolates da Utopia Tropical, seleção sonora da Selecta Manzana (das 13h às 14h e das 15h às 17h), além de um show da banda Castel (das 14h às 15h). Tudo aberto ao público e com entrada gratuita.
Serviço
O NovoDomingo | Reabertura do NovoLouvre + Lançamento da Agência O Novo
Domingo, 27 de abril
Das 11h às 18h
Trajano Reis, 36 e 50 – São Francisco – Curitiba
Selecta Manzana: 13h–14h e 15h–17h
Show Castel: 14h–15h
Drinks, Cafés, Chocolates Quentes e comidinhas: Utopia Tropical
Entrada gratuita
Leia Também:
- Warner Bros. lança trailer de F1 e anuncia sessão especial em São Paulo
- Free Fire anuncia parceria com SNICKERS para a C.O.P.A. FF, além de um evento especial
- KASA BRANCA ganha sessão especial em São Paulo e bate-papo com diretor
- ‘Viver São Paulo’ é o novo longa da Favela Filmes em comemoração ao aniversário de São Paulo