O Agente Secreto conquistou o Festival de Cannes 2025 com 13 minutos de aplausos. O público aplaudiu por cinco minutos durante os créditos e mais oito após o fim. Como conta a assessoria, Kleber Mendonça Filho interrompeu a sessão, ou os aplausos teriam durado ainda mais.
A jornalista do Washington Post, Jada Yuan, descreveu a reação como “a mais longa e entusiasmada que já vi até agora no festival”, com muitos gritando “bravo!”
Quero agradecer a toda a equipe que fez este filme e tem uma pequena parte desta equipe aqui. Me sinto muito honrado em ter vocês aqui, foi uma grande experiência fazer ‘O Agente Secreto’. Queria agradecer a todos os atores e a toda equipe técnica. Muito obrigado!’, afirmou o diretor Kleber Mendonça Filho após a exibição.
Críticos publicaram as primeiras avaliações logo após a estreia no Festival de Cannes e todos elogiaram o filme. Destacaram a homenagem ao cinema, a tensão crescente e o tom político presente na narrativa. Esses elementos aparecem com força nas primeiras resenhas.
Expectativas para premiações
O Agente Secreto concorre na seleção principal do Festival de Cannes 2025. Além de Wagner Moura, o elenco também conta com Udo Kier, Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, entre outros. O longa já é apontado como um dos principais candidatos do Brasil na próxima temporada de prêmios. Em resumo, a história acompanha um professor especialista em tecnologia que, nos anos 1970, decide voltar a Recife, sua cidade natal. Ao retornar, ele acaba percebendo que está sendo vigiado.

Além da aclamação da produção, Wagner Moura é destaque como um dos possíveis nomes para conquistar o prêmio de Melhor Ator no festival, que irá anunciar os premiados no próximo sábado, dia 24.
A produção ainda chegou levando o Frevo ao tapete vermelho de Cannes, exaltando a cultura brasileira.