Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

“O Barulho da Noite”, de Eva Pereira, é o grande vencedor do 28º Inffinito Film Festival de Miami

O Barulho da Noite”, dirigido por Eva Pereira e protagonizado por Emanuelle Araújo e Marcos Palmeira, é o grande vencedor do 28º Inffinito Film Festival de Miami, que reuniu realizadores e atores brasileiros na capital da Flórida entre 30 de agosto e 7 de setembro. Produzido no estado do Tocantins, o longa ganhou três troféus Lente de Cristal, nas categorias Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Atriz Coadjuvante (Alícia Santana).

“O Barulho da Noite”, que estreia nos cinemas brasileiros no primeiro semestre de 2025 com distribuição da Lira Filmes, é ambientado em um lugar remoto, no sertão. A história se apresenta a partir da relação delicada das irmãs Maria Luiza (7) e Ritinha (5), interpretadas por Alícia Santana e Anna Alice Dias, com Agenor (Marcos Palmeira), seu dedicado e afetuoso pai. Castigada pelas lembranças e traumas da infância  e sobrecarregada com as tarefas que lhe cabem, Sônia (Emanuelle Araújo) vive à flor da pele. A fragilidade daquela estrutura familiar é profundamente abalada com a chegada de Athayde (Patrick Sampaio), suposto sobrinho de Agenor que vem para ajudar na lavoura, mas termina por se revelar um homem violento e perigoso. O elenco conta também com Tonico Pereira no papel do caixeiro-viajante Chico Mascate. 

“Apesar de se tratar de um drama, o filme não envereda pelos excessos melodramáticos. Mas sim pelos sentimentos represados no olhar, pela força do que fica preso na garganta e salta aos olhos. A luz de lamparina e os sons noturnos marcam todas as nuances, já que os pontos de viradas se concentram à noite”, diz a diretora Eva Pereira, que faz sua estreia na direção de um longa de ficção.

Os longas que integraram a mostra competitiva foram: “Meu nome é Gal”, de Dandara Ferreira e Lô Politi;  “Tia Virgínia”, de Fábio Meira; “Mais Pesado é o Céu”, de Petrus Cariry; “O Barulho da Noite”, de Eva Pereira; “O Sequestro do Voo 375”, de Marcus Baldini; “Grande Sertão”, Guel Arraes, “Evidências do Amor”, de Pedro Antônio e o inédito “Viva a Vida”, de Cris D’Amato. O júri oficial do festival foi composto por Richard Sansone, Tania Khallil, Vivian Marthel e Wilma Maciel. 

“Evidências do Amor”, estrelado por Fábio Porchat e Sandy e dirigido por Pedro Antônio, ganhou como Melhor Filme do Público.  O troféu de Melhor Ator foi para Caio Blat por “Grande Sertão”, de Guel Arraes; e o de Melhor Atriz para Ana Luiza Rios por Mais Pesado é o Céu, de Petrus Cariry. Sophie Charlotte, que está em Miami representando o longa “Meu Nome é Gal”, ganhou o Prêmio Especial do Júri (veja abaixo a lista completa de premiados). Durante a cerimônia de premiação, que aconteceu no Silverspot Cinema, o festival homenageou a produtora Renata Almeida Magalhães, presidente da Academia Brasileira de Cinema e primeira mulher a assumir o cargo.

Realizado pelas produtoras Adriana L. Dutra, Cláudia Dutra e Viviane B. Spinelli desde 1997 em 14 cidades (Miami, Nova Iorque, Vancouver, Barcelona, Madri, Londres, Roma, Frascatti, Milão, Bogotá, Montevidéu, Buenos Aires, Xangai e, no Brasil, em Canudos), o Inffinito Brazilian Film Festival é a principal porta de entrada para produções brasileiras no mercado norte-americano e latino. 

VENCEDORES TROFÉU LENTE DE CRISTAL 2024

Melhor Filme – O Barulho da Noite, de Eva Pereira

Melhor Direção – Eva Pereira por O Barulho da Noite

Mehor Roteiro – Petrus Cariry, Rosemberg Cariry, Firmino Holanda, por Mais Pesado é o Céu

Melhor Fotografia – Petrus Cariry por Mais Pesado é o Céu

Melhor Ator – Caio Blat por Grande Sertão, de Guel Arraes

Melhor Atriz – Ana Luiza Rios por Mais Pesado é o Céu, de Petrus Cariry

Prêmio Especial do Júri – Sophie Charlotte por Meu nome é Gal, de Dandara Ferreira e Lô Politi

Melhor Atriz Coadjuvante – Alicia Santana por O Barulho da Noite

Melhor Filme do Público – Evidências do Amor, de Pedro Antônio

Melhor Curta-Metragem do Público – Bodas de Ouro, de Lisa Gomes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga a Black nas redes sociais: https://beacons.ai/blackcompanybr