A Borracharia Cênica, companhia de teatro curitibana que estuda o circo teatro, traz para a cena seu primeiro espetáculo, O Santo Incrédulo. Com dramaturgia autoral, assinada por Diogo Marcelo, Felipe Baluta e Marcella Perbiche, o espetáculo faz duas apresentações nos dias 07 e 08 de setembro, sábado às 20h00 e domingo às 16h00 no Espaço Fantástico das Artes.
A comédia traz os personagens icônicos de Dias Gomes, Viúva Porcina, Sinhozinho Malta, Odorico Paraguaçu e Zé do Burro que se perderam da história, e cabe ao Patrão, uma figura que personifica o autor, de resolver a bagunça. Mas, como qualquer anedota, a solução não é simples, surge o Palhaço Borracha, que transforma a missão em uma hilária comédia de circo teatro.
O primeiro espetáculo da Borracharia Cênica evidencia o universo do realismo fantástico de Dias Gomes, a grande inspiração desse espetáculo que o homenageia. Não apenas contam sua história como também o personificam em um dos personagens, o Patrão, que guia todo o espetáculo e o apresenta ao público. “Em suas obras, Dias Gomes faz sua ficção beirar o cotidiano, é crítico e expõe questões sociais e políticas em uma época de censura, sendo, de forma quase verossímil, muitíssimo cômico. O autor carregava a genialidade em criar personagens fortes que, para além do caricato, eram marcantes por serem identificados em nossas próprias vidas – e são, até hoje inesquecíveis, aproximam-se do público pela sua brasilidade, do sotaque aos trejeitos”, comentou a atriz Marcella Perbiche, que também assina a dramaturgia.
Felipe Baluta, que assina a direção e dá vida ao Palhaço Borracha, falou sobre o processo e do desejo de criar uma obra voltada para todos os públicos. “Desde o início pensamos em criar um trabalho voltado para todos os públicos, que reunisse pessoas em divertimento, inclusive o elenco, tendo como principal intuito causar riso e emoção. Além do autor referenciado, a Borracharia tem um norte muito bem estabelecido desde a sua criação: o grupo conta com um palhaço, o Borracha, um palhaço de circo de teatro que faz a Companhia carregar este nome e defender essa linguagem. Sendo dois dos três criadores da companhia grandes estudiosos dessa linguagem, em que desenvolvem pesquisas e laboratórios sobre o tema, faz com que a gente desenvolva todo o processo através do que se entende como circo teatro. É preciso reforçar que a maior referência do grupo, Circo Teatro do Palhaço Tubinho. Além do Tubinho, a Comparsaria Cênica, companhia curitibana de Hélio de Aquino, também é um dos componentes que faz a Borracharia Cênica existir, tendo esse mestre também presente no elenco”, lembrou o diretor.
O Santo Incrédulo nasce sendo uma peça de circo de teatro popular, feito para todos os públicos. Seu cenário referencia o realismo fantástico do autor que guia essa história, lúdica e grandiosa, repleta de referências, o figurino carrega a imagem do que é uma Borracharia, referenciando grupos que trabalham essa linguagem. A dramaturgia entrelaçada em uma nova história que reúne no mesmo palco os personagens icônicos de Dias Gomes.
O espetáculo é uma realização da Borracharia Cênica e conta com o apoio de Além do Verbal e Nusye Design.
Serviço:
Quando: 07 (sábado) e 08 (domingo) de Setembro
Horário: sábado às 20h00 e domingo às 16h00
Onde: Espaço Fantástico das Artes – Rua Trajano Reis nº 41
Ingressos: R$50,00 (inteira) e R$25,00 (meia) – https://pixta.me/u/o-santo-incredulo-espetaculo-teatral
Ficha Técnica
Dramaturgia: Diogo Marcelo, Felipe Baluta e Marcella Perbiche
Elenco:
Felipe Baluta como PALHAÇO BORRACHA
Marcella Perbiche como VIÚVA PORCINA
Diogo Marcelo como PATRÃO
Hamilton Maia como ODORICO PARAGUAÇU
Hélio de Aquino como SINHOZINHO MALTA
Gidiane Ramos como SECRETÁRIA
Ugo Massagli como ZÉ DO BURRO
.
Iluminação:Elber Tavares e Leo Menin
Sonoplastia: Aline Faria
Cenografia: Leo Nascimento
Cenotécnico: Ottiniel
Fotografia: Solange Luz
Maquiagem Day Padilha
Assessoria de Imprensa: Vanessa R Ricardo