Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Oscar 2026 ganha nova regra sobre uso de Inteligência Artificial

A Academia do Oscar anunciou uma nova regra para 2026. Agora, o uso de Inteligência Artificial Generativa não afeta as indicações.

A regra afirma que ferramentas digitais não ajudam nem atrapalham. A Academia vai avaliar o quanto o ser humano participou da criação. A decisão veio após acordo com o Conselho de Ciência e Tecnologia da instituição.

Regras surgem após polêmicas no Oscar 2025

A regulamentação surge, portanto, após discussões acaloradas sobre o uso de IA em algumas produções indicadas esse ano. Filmes como Duna: Parte Dois, O Brutalista, Emilia Pérez e Um Completo Desconhecido despertaram questionamentos. No entanto, nenhum deles foi inteiramente gerado por inteligência artificial.

No caso de Duna: Parte Dois, por exemplo, a equipe utilizou o CopyCat, uma ferramenta do software Nuke, com o objetivo de reproduzir digitalmente o tom azul dos olhos dos personagens Fremens. Esse processo, de acordo com a VES (Visual Effects Society), economizou centenas de horas de trabalho manual.

IA como apoio técnico, não criativo

No longa O Brutalista, o diretor Brady Corbet explicou o uso da IA. Ele afirmou que a equipe usou a tecnologia Respeecher apenas para ajustar detalhes do idioma húngaro nos diálogos. Eles mantiveram intactas as interpretações de Adrien Brody e Felicity Jones.

Já em Emilia Pérez, a equipe adotou um uso parecido. Eles usaram novamente a Respeecher. Além disso, aplicaram a ferramenta Audio Shake para isolar a voz original de Maria Callas. As gravações, feitas nos anos 1960, entraram na cinebiografia Maria.

Equilíbrio entre inovação e criatividade humana

Com essa nova regra, a Academia reconhece a presença cada vez maior da IA na indústria cinematográfica, mas reafirma seu compromisso com a valorização da autoria humana. A medida pretende garantir que a inovação tecnológica caminhe lado a lado com a integridade criativa que os prêmios do Oscar sempre buscaram celebrar.

Apoie o nosso Projeto através da chave pix: contato@theblackcompany.com.br
ou com QR Code abaixo:
upload de bloco de imagem

Siga a Black nas redes sociais: https://beacons.ai/blackcompanybr

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *