Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Projeto Paradiso divulga selecionados para a Incubadora 2025

Seleção inclui projetos de roteiristas do Amapá, Ceará e São Paulo, que terão acesso a mentorias, workshops e participação em eventos nacionais e internacionais

O Projeto Paradiso anunciou três produções escolhidas para integrar a sétima edição da Incubadora Paradiso, uma iniciativa voltada ao desenvolvimento de roteiros de longas metragens de ficção brasileira. O programa, com o objetivo de fomentar produções de alto valor artístico e contribuir para o crescimento profissional dos participantes, consolida-se como um verdadeiro acontecimento do cinema nacional. Um marco importante desta edição é a inclusão, pela primeira vez, de um projeto da Região Norte: “Chamado da Floresta”, de Rayane Penha, produzido por Clemilson Farias.

Com um investimento total de R$ 250 mil, a sétima edição da Incubadora Paradiso oferecerá suporte abrangente aos três projetos selecionados. Cada longa-metragem vai receber uma bolsa de R$ 30 mil para a escrita dos roteiros. Além disso, também terão acesso a consultorias especializadas, workshops e ações estratégicas voltadas para inserção no mercado internacional. As duplas de cineastas e produtores também passam a integrar a Rede Paradiso de Talentos, ampliando sua conexão com outros profissionais do setor.

Veja aqui os projetos selecionados para a Incubadora Paradiso 2025:

1 – Chamado da Floresta

Dirigido e roteirizado por Rayane Penha e produzido por Clemilson Farias, conta a história de Inayá, uma jovem que leva o corpo de sua mãe pelo rio Amazonas para enterrá-lo em seu território ancestral. Durante a travessia, sonhos e visões despertam uma encantaria latente, conectando-a às suas raízes. O projeto, que é uma produção da Leão do Norte, com coprodução da CasaBarco Filmes e Catraia Filmes, foi selecionado para a Incubadora após participação no BrLab.

Crédito: Chamado da Floresta (AP)/Divulgação: Projeto Paradiso

2 – Festa Santa

Dirigido e escrito por Leônidas Oliveira e produzido por Luiza França, se passa no litoral cearense durante a semana santa. A trama gira em torno de Jordi, que descobre o envolvimento do irmão em um homicídio acidental e enfrenta um dilema moral entre denunciá-lo ou omitir-se. O projeto já tinha sido premiado pelo Projeto Paradiso no Laboratório Cena 15, do Porto Iracema das Artes, de Fortaleza, Ceará. “Festa Santa” é uma produção da Febre Filmes, com coprodução da Moçambique Audiovisual e Vertical Production.

Crédito: Festa Santa (CE)/Divulgação: Projeto Paradiso

3 – Tromsø

Com direção e roteiro de Diogo Leite e produção de Paula Pripas, narra a jornada de Geralda, que está perdendo a visão e sonha em ver a Aurora Boreal na Noruega. A história aborda os desafios de reconquistar a autoconfiança e resgatar uma identidade perdida, e é uma produção da Filmes de Mentira com coprodução da Filmes de Abril.

Crédito: Tromso (SP)/Divulgação: Projeto Paradiso

As últimas edições da Incubadora Paradiso

Ao longo das últimas seis edições, a Incubadora Paradiso já apoiou 24 projetos e 37 talentos, com resultados expressivos, como 66% dos projetos com recursos parcialmente captados, 87% com produtoras vinculadas e 25% já em coprodução internacional. Em 2025, dois filmes apoiados pela Incubadora chegam à etapa de filmagem, e outros três estão em pós-produção.

Josephine Bourgois, diretora executiva do Projeto Paradiso, celebra os resultados e reforça o impacto da iniciativa: “A cada edição, reafirmamos nosso compromisso com a narrativa audiovisual brasileira. Os projetos selecionados este ano trazem histórias que conectam o local ao global, explorando nossa essência cultural com um olhar inovador. Estamos muito orgulhosos de contribuir para que essas vozes alcancem o mundo”.

Para não ficar de fora de nenhuma novidade sobre os projetos que serão desenvolvidos, continue acompanhando as atualizações diárias no portal da Black Company.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga a Black nas redes sociais: https://beacons.ai/blackcompanybr