OJE É DIA DE ROCK BEBÊ…. Quer dizer, ao menos no Brasil.
Dia 13 de julho é celebrado o “Dia Mundial do Rock”, mas a data não é uninamidade ao redor do globo. Mas por que isso ocorre?
Para entender melhor o porque da escolha do dia 13 e a sua “controvérsia”, precisamos saber o que originou o Dia Mundial do Rock.
Origem do Rock
Antes de chegarmos as origens do dia, temos que contar a origem do gênero musical.
Atualmente é mais aceito que o Rock n Roll surgiu nos Estados Unidos (por volta dos anos 1940 e 1950), vindo da fusão de diversos gêneros, tais como: Blues, Country, R&B, Gospel e derivados. Tendo no diferencial a guitarra como instrumento principal, algumas bandas iniciais ainda contavam com grandes instrumentos clássicos do Blues -trompetes, saxofones e piano.
Apesar de sua origem estadunidense, o gênero se espalhou pelo mundo. Uma das maiores bandas de todos tempos é o The Beatles. Os garotos de Liverpool fizeram tanto sucesso que trouxeram inovações para a indústria, como a criação do retorno e do videoclipe.
O Rock cresceu tanto que também sofreu subdivisões. Algumas bandas (como o Sepultura e o Nação Zumbi) incoroporaram elementos culturais do qual estavam inseridos e colocarm uma percusão maior, elementos de outros gêneros musicais populares e derivados.
Rock e Outros Gêneros
O gênero que surgiu de diversas misturas não poderia negar a se misturar com outros gêneros. Apesar de existir movimentos contrários a essa fusão.
Sendo dois movimentos disruptivos, O Rock se uniu ao Rap em diversas oportunidades. Run DMC e Aerosmith mostraram ao mundo que essa junção era bastante possível. Anos depois veio Linkin Park e Jay Z numa combinação improvável que resultou em diversos mashups de sucesso.
Grande amante e contribuinte da música como um todo, Michael Jackson têm diversas músicas em que riffs de guitarras estão presente e potentes. E são nomes renomados (tem que estar a altura do Rei do Pop) quem participou de seus CDs, Eddie Van Halen e Slash são exemplos.
Live Aid
Em 13 de Julho de 1985 ocorreu o Live Aid. Uma iniciativa que contava com diversos show de bandas famosas. O objetivo principal era combater a fome na Etiópia e o evento realizou um show simultâneo na Inglaterra e nos Estados Unidos. Quem não se lembra daquela famosa foto do grupo Queen tocando para milhares de pessoas? (Confira o show do Queen atavés deste link.)
A partir dessa data, Phill Colins desejava que se tornasse dia 13 de julho o “Dia Mundial do Rock”. E bom, ele teve seu desejo atendido, pelo menos no Brasil.
Encabeçados por rádios paulistanas especializadas no gênero, o movimento de se comemorar o dia foi altamente aderido pela população brasileira. Entretanto, a data não é consenso mundial e em outros lugares há outras datas ou até mesmo a não comemoração. Por isso, existe quem defenda que seja dia 5 de julho que foi quando Elvis Presley, Bill Black e Scotty Moore gravaram uma versão de That’s All Right de Arthur Crudup. Contudo, há quem defenda o dia 9 de fevereiro por causa da primeira apresentação dos The Beatles nos EUA.
Nenhuma matéria relacionada.