Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Rock ‘n Roll e o seu dia “Mundial”

OJE É DIA DE ROCK BEBÊ…. Quer dizer, ao menos no Brasil.

Dia 13 de julho é celebrado o “Dia Mundial do Rock”, mas a data não é uninamidade ao redor do globo. Mas por que isso ocorre?

Para entender melhor o porque da escolha do dia 13 e a sua “controvérsia”, precisamos saber o que originou o Dia Mundial do Rock.

Origem do Rock

Antes de chegarmos as origens do dia, temos que contar a origem do gênero musical.

Atualmente é mais aceito que o Rock n Roll surgiu nos Estados Unidos (por volta dos anos 1940 e 1950), vindo da fusão de diversos gêneros, tais como: Blues, Country, R&B, Gospel e derivados. Tendo no diferencial a guitarra como instrumento principal, algumas bandas iniciais ainda contavam com grandes instrumentos clássicos do Blues -trompetes, saxofones e piano.

Apesar de sua origem estadunidense, o gênero se espalhou pelo mundo. Uma das maiores bandas de todos tempos é o The Beatles. Os garotos de Liverpool fizeram tanto sucesso que trouxeram inovações para a indústria, como a criação do retorno e do videoclipe.

O Rock cresceu tanto que também sofreu subdivisões. Algumas bandas (como o Sepultura e o Nação Zumbi) incoroporaram elementos culturais do qual estavam inseridos e colocarm uma percusão maior, elementos de outros gêneros musicais populares e derivados.

Rock e Outros Gêneros

O gênero que surgiu de diversas misturas não poderia negar a se misturar com outros gêneros. Apesar de existir movimentos contrários a essa fusão.

Sendo dois movimentos disruptivos, O Rock se uniu ao Rap em diversas oportunidades. Run DMC e Aerosmith mostraram ao mundo que essa junção era bastante possível. Anos depois veio Linkin Park e Jay Z numa combinação improvável que resultou em diversos mashups de sucesso.

Grande amante e contribuinte da música como um todo, Michael Jackson têm diversas músicas em que riffs de guitarras estão presente e potentes. E são nomes renomados (tem que estar a altura do Rei do Pop) quem participou de seus CDs, Eddie Van Halen e Slash são exemplos.

Live Aid

Em 13 de Julho de 1985 ocorreu o Live Aid. Uma iniciativa que contava com diversos show de bandas famosas. O objetivo principal era combater a fome na Etiópia e o evento realizou um show simultâneo na Inglaterra e nos Estados Unidos. Quem não se lembra daquela famosa foto do grupo Queen tocando para milhares de pessoas? (Confira o show do Queen atavés deste link.)

A partir dessa data, Phill Colins desejava que se tornasse dia 13 de julho o “Dia Mundial do Rock”. E bom, ele teve seu desejo atendido, pelo menos no Brasil.
Encabeçados por rádios paulistanas especializadas no gênero, o movimento de se comemorar o dia foi altamente aderido pela população brasileira. Entretanto, a data não é consenso mundial e em outros lugares há outras datas ou até mesmo a não comemoração. Por isso, existe quem defenda que seja dia 5 de julho que foi quando Elvis Presley,  Bill Black e  Scotty Moore gravaram uma versão de That’s All Right de Arthur Crudup. Contudo, há quem defenda o dia 9 de fevereiro por causa da primeira apresentação dos The Beatles nos EUA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga a Black nas redes sociais: https://beacons.ai/blackcompanybr